Alagoas alcançou o menor índice de abandono escolar no ensino médio da rede pública dos últimos anos. Os números fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Entre 2022 e 2025, a taxa de abandono no estado caiu de 7,5% para 1,4%, segundo informações divulgadas pelo MEC. No mesmo período, a reprovação recuou de 7,6% para 2,7%. Outro indicador que melhorou foi a distorção idade-série — que mede o atraso escolar —, passando de 30,5% para 21,6%.
O cenário favorável de Alagoas reflete uma tendência nacional. No Brasil como um todo, a reprovação caiu 62% e o abandono escolar diminuiu 61% entre 2022 e 2025, conforme o Inep. A taxa de aprovação cresceu 11% no período. Além disso, o número de concluintes da rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) subiu 46%.
O MEC aponta que a melhora nos indicadores coincide com a implementação de políticas voltadas à permanência dos estudantes. Entre elas está o programa Pé-de-Meia, lançado em 2024. Para o Ministério da Educação, essa evolução expressiva pode ser reflexo direto do impacto do programa, que oferece um incentivo financeiro para que estudantes de baixa renda permaneçam na escola e concluam o ensino médio, combatendo a evasão por questões econômicas.
Em Alagoas, segundo informações divulgadas pelo MEC, 172.188 estudantes já foram beneficiados pelo Pé-de-Meia. Do total, 51,5% são mulheres e 48,5% são homens. O programa já reduziu a evasão escolar em 18% no Norte e no Nordeste, segundo dados do MEC. A iniciativa prevê repasses mensais de R$ 200 para alunos que mantêm regularidade de frequência, além de um adicional de R$ 1.000 por ano letivo concluído — podendo cada estudante receber até R$ 9.200 ao final dos três anos do ensino médio.
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, reforçam esse quadro. Segundo informações divulgadas pelo MEC, a taxa de frequência escolar líquida entre jovens de 15 a 17 anos passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025 — o maior índice da série histórica, iniciada em 2016. Com isso, a proporção de adolescentes fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano.
Outro dado que chama atenção é o de estudantes que deixaram de retornar ao ensino médio no ano seguinte: essa taxa caiu 28% no Brasil, o que, segundo o Inep, representa cerca de 250 mil jovens que permaneceram na escola em 2025. Nessa fase do Censo, são informados dados sobre rendimento e movimentação escolar, ou seja, referentes à aprovação, reprovação, abandono, evasão e transferência de estudantes.
O Nordeste segue como região prioritária do Pé-de-Meia. Este ano, a inclusão de 1,3 milhão de novos beneficiários reforçou o alcance do programa, especialmente no Nordeste. O projeto conta com adesão de todos os nove estados da região. Para receber o benefício, o estudante precisa estar matriculado na rede pública, ter entre 14 e 24 anos e pertencer a família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).







