A missão Artemis 2 já está no espaço e os quatro astronautas a bordo da cápsula Orion começaram a cumprir um cronograma rigoroso que os levará para onde nenhum humano jamais esteve. Após a decolagem bem-sucedida na última quarta-feira (1º), a tripulação se prepara para um sobrevoo lunar histórico na próxima segunda-feira (06).
O plano da NASA é que a nave chegue a 7,5 mil quilômetros além da Lua, marcando a maior distância da Terra já alcançada por seres humanos. A bordo estão Christina Koch, Victor Glover, Jeremy Hansen e Reid Wiseman, que formam a primeira equipe a viajar para as proximidades do satélite natural desde o fim do programa Apollo, em 1972.
Nos próximos dias, a rotina será intensa. Entre as manobras principais está a Injeção Translunar, uma queima potente do motor que colocará a Orion na rota definitiva para a Lua. Esse motor é tão forte que tem potência suficiente para acelerar um carro de 0 a 96 km/h em menos de três segundos.
Além de pilotar a nave, os astronautas vão realizar testes médicos de emergência, incluindo simulações de massagem cardíaca no espaço e verificação de equipamentos como termômetros e medidores de pressão. Eles também precisam testar os novos trajes espaciais laranja, projetados para manter a vida por até seis dias em caso de perda de pressão na cabine.
A partir do quinto dia de voo, a gravidade da Lua passará a puxar a cápsula com mais força do que a Terra. Durante esse período, a equipe dedicará tempo para fotografar alvos geográficos na superfície lunar e testar sistemas de comunicação de emergência antes de iniciar o caminho de volta para casa.







