Última hora
Publicidade
PMPA - 6175
Serviço

Bahia: Judiciário Federal interrompe atividades por 24h nesta quinta-feira (13)

Ato público às 10h30 no JEF, no CAB, cobra derrubada do Veto 45 e reestruturação de carreira

Redação ChicoSabeTudo
11 de agosto, 2026 · 12:20 2 min de leitura
Bahia: Judiciário Federal interrompe atividades por 24h nesta quinta-feira (13)

Os servidores do Poder Judiciário Federal na Bahia cruzam os braços por 24 horas nesta quinta-feira (13), em protesto pela reestruturação da carreira e pela recomposição salarial da categoria. O principal alvo da mobilização é o Veto nº 45, que cortou as duas últimas parcelas do reajuste conquistado pelos trabalhadores em 2026.

Publicidade

Como parte do movimento, a categoria promove um ato público às 10h30 na sede dos Juizados Especiais Federais (JEF), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A manifestação será transmitida ao vivo para os servidores das subseções do interior do estado.

Segundo levantamento do Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe-BA), o estado tem um déficit de mais de 700 servidores nos quadros federais. A entidade afirma que a falta de pessoal vem provocando acúmulo de processos, atrasando o andamento das demandas e prejudicando o atendimento à população.

O sindicato denuncia ainda que os tribunais têm recorrido a formas de contratação alternativas e precarizadas, em vez de convocar candidatos aprovados em concursos públicos. Para a entidade, a sobrecarga de trabalho e a cobrança excessiva por metas têm elevado os casos de assédio e adoecimento entre os servidores, cenário que a categoria associa à perda de três colegas por suicídio na Bahia somente neste ano.

Publicidade

Os trabalhadores do Judiciário Federal — que reúne as áreas Trabalhista, Eleitoral, Federal e Militar — não contam com mecanismo de data-base nem dissídio coletivo para negociar reajustes salariais de forma periódica. Segundo o Sindjufe-BA, essa ausência contribuiu para uma defasagem inflacionária acumulada superior a 40% nos últimos 15 anos.

A entidade sindical também critica o avanço de penduricalhos e vantagens financeiras concedidas a magistrados, em contraponto às alegações de restrição orçamentária para recompor os salários dos servidores. Para o Sindjufe-BA, o problema não é a falta de verba pública, mas a necessidade de uma distribuição orçamentária mais equilibrada e o reconhecimento dos direitos da categoria.

Se você está passando por sofrimento emocional ou pensamentos suicidas, procure ajuda: o CVV (Centro de Valorização da Vida) atende gratuitamente pelo telefone 188, 24 horas por dia, ou pelo site cvv.org.br.

Publicidade

Leia também