Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Votação sobre jornada de trabalho 6x1 é adiada em Brasília

A votação para extinguir a jornada de trabalho 6x1 foi adiada após pedido de vista de deputados em Brasília.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
03 de dezembro, 2025 · 15:20 2 min de leitura
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A votação do relatório para o projeto que visa extinguir a jornada de trabalho 6x1 foi adiada para a próxima semana. O adiamento ocorreu após um pedido de vista coletivo feito por diversos deputados durante a reunião da subcomissão destinada a analisar a proposta, realizada nesta quarta-feira (3).

Publicidade

O relatório, apresentado pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE), gerou reação entre membros do governo e parlamentares de partidos de esquerda. O parecer propõe alterações ao texto original, proposto pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), que não esteve presente devido a problemas de saúde.

Entre as modificações sugeridas estão: a redução da jornada semanal para 40 horas, com implementação gradual para respeitar a adaptação das empresas, e a preservação da escala 6x1, desde que respeitados limites adicionais. Além disso, propõe a proibição de jornadas superiores a seis horas nos finais de semana, com horas excedentes remuneradas a 100% de adicional. A proposta também visa garantir que não ocorra redução salarial proporcional à diminuição da jornada e sugere ajustes na CLT para estabelecer regras específicas de descanso e compensação.

Luiz Gastão enfatizou a necessidade de encontrar um consenso entre as demandas trabalhistas e empresariais para a elaboração do projeto. Ele alertou que mudanças profundas poderiam acarretar impactos econômicos significativos e desorganizar setores essenciais da economia.

Publicidade

A proposta original da deputada Erika Hilton, a PEC que elimina a jornada 6x1, substituindo-a por uma jornada de trabalho 4x3, que teria apenas 36 horas semanais, ainda será debatida. O deputado Leo Prates (PDT-BA), presidente da Comissão de Trabalho, se comprometeu a apresentar um parecer sobre essa e outras propostas na próxima semana, embora não acredite que haverá consenso suficiente para votações ainda este ano.

Após a eventual aprovação na subcomissão, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e, após a aprovação nesta instância, será formada uma comissão especial na Câmara para sua aprofundada análise.

Leia também