Publicidade
PI 6308
Política

Salvador registra pico anual de disparos que atingiram moradores

Relatório aponta 82 tiroteios na RMS e quatro pessoas feridas por disparos sem alvo definido durante o mês

Redação ChicoSabeTudo
16 de setembro, 2026 · 11:26 3 min de leitura

Salvador e a Região Metropolitana registraram ao menos 82 tiroteios em agosto de 2026, segundo relatório mensal divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado em 15 de setembro. O levantamento aponta o maior número de vítimas de balas perdidas em quase um ano na região.

Ao todo, 75 pessoas foram baleadas no período. Dessas, 60 morreram e 15 ficaram feridas. Do total de tiroteios, 42 ocorreram durante ações ou operações policiais.

Quatro pessoas foram atingidas por balas perdidas em agosto, e todas sobreviveram. O último registro com esse número de vítimas havia acontecido em setembro de 2025, segundo o Fogo Cruzado. Três dessas quatro vítimas, o equivalente a 75% dos casos, foram baleadas durante ações ou operações policiais.

Publicidade

Um dos casos ocorreu em 8 de agosto, no bairro da Saramandaia. Zé Carlos, de 66 anos, saía de casa para o trabalho quando foi atingido na perna por um disparo perdido, durante uma perseguição seguida de tiroteio.

O relatório também mostra que, dos 12 tiroteios registrados durante perseguições no mês, 11 aconteceram no contexto de ações ou operações policiais — cerca de 92% dos casos.

Tailane Muniz, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, comentou o episódio de Zé Carlos. "Uma pessoa ser atingida por uma bala perdida, a caminho do trabalho, durante uma perseguição mostra o quanto a violência armada se impõe ao cotidiano. Em agosto, três das quatro vítimas de balas perdidas foram atingidas durante ações ou operações policiais. Isso não é razoável. Quais são as estratégias para proteger os moradores? Não podemos naturalizar essas vítimas ditas colaterais", afirmou.

O relatório também registrou um feminicídio e uma tentativa de feminicídio na Região Metropolitana em agosto. Em 7 de agosto, a professora Camila Fernanda de Souza foi morta a tiros dentro do apartamento onde morava, no bairro do Doron, em Salvador. O autor dos disparos mantinha um relacionamento com ela e tentou tirar a própria vida após o crime.

Publicidade

Por município, Salvador concentrou o maior número de ocorrências: 65 tiroteios, 47 mortos e 10 feridos. Em seguida aparecem Lauro de Freitas (quatro tiroteios, quatro mortos) e Simões Filho (quatro tiroteios, seis mortos e um ferido). Camaçari teve três tiroteios, um morto e um ferido; Candeias, dois tiroteios e dois feridos; Dias d'Ávila, dois tiroteios, um morto e um ferido; São Francisco do Conde, um tiroteio e um morto; e São Sebastião do Passé, um tiroteio sem vítimas.

Entre os bairros de Salvador, Jardim Nova Esperança teve quatro tiroteios e quatro mortos. Mata Escura, Paripe e São Cristóvão também registraram quatro tiroteios cada, com dois, três e dois mortos, respectivamente. Areia Branca, IAPI e São Marcos tiveram três tiroteios cada, com um morto em cada localidade.

Já em 15 de setembro, data da divulgação do relatório, uma ação da Polícia Militar no bairro de Cajazeiras terminou com nove homens mortos, segundo reportagem do BOL/UOL. Conforme a corporação, a operação teve como alvo o combate ao crime organizado, e os mortos seriam integrantes de uma facção criminosa. Um homem foi preso e a polícia apreendeu quatro fuzis, uma carabina, cinco pistolas, uma espingarda, carregadores e munições. Os feridos foram levados ao Hospital Eládio Lasserre, mas não resistiram. Nenhum policial ficou ferido, segundo a Polícia Militar. Esse episódio não faz parte dos dados de agosto compilados pelo Fogo Cruzado.

Se você ou alguém que você conhece precisa de apoio emocional, o CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece atendimento gratuito e sigiloso, 24 horas por dia, pelo telefone 188, pelo chat no site cvv.org.br ou pessoalmente.

Publicidade

Leia também