A Prefeitura de Salvador inicia neste sábado (19) a renovação da frota de ônibus da capital baiana, com a inclusão de cerca de 700 veículos novos no transporte público municipal. O primeiro lote, com 326 unidades, será apresentado pelo prefeito Bruno Reis às 9h, no Monumento Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os ônibus têm ar-condicionado e motores no padrão Euro 6, voltados à redução da emissão de poluentes.
A entrada dos demais veículos ocorrerá de forma gradual até o final de dezembro. Nesta primeira etapa, os coletivos serão distribuídos entre as concessionárias Plataforma e Ottrans.
O cronograma alcança mais de 140 linhas e cerca de 180 bairros de Salvador. Também estão previstos itinerários integrados às estações Lapa, Mussurunga, Pirajá, Acesso Norte e Águas Claras.
O Diário do Transporte informa que Salvador possui aproximadamente 2 mil ônibus. Nesse cenário, a chegada dos novos veículos corresponderá a cerca de 35% da frota municipal.
A Prefeitura descreve o início do processo como inclusão dos ônibus no sistema. Já o Diário do Transporte trata o evento como começo da entrega dos veículos. As fontes também apresentam a previsão de incorporação gradual até o fim de dezembro de 2026.







