Os candidatos ao governo da Bahia protagonizaram embates diretos no primeiro debate eleitoral de 2026, promovido pela Band Bahia na noite deste domingo (9). ACM Neto (União Brasil), Jerônimo Rodrigues (PT) e Ronaldo Mansur (PSOL) discutiram educação, saúde, segurança pública e infraestrutura, com os momentos de maior tensão concentrados na fila de regulação do SUS e nos problemas da BR-324.
No primeiro bloco, quando os próprios candidatos puderam questionar os adversários, Jerônimo cobrou propostas de Mansur para a educação. O candidato do PSOL defendeu a qualificação de professores como prioridade, enquanto Jerônimo aproveitou para criticar a oferta de creches públicas na gestão municipal de Salvador. Neto, por sua vez, apresentou o "Provão Bahia" como uma das bandeiras de sua candidatura.
O momento de maior enfrentamento no início do debate veio na área da saúde. Neto questionou Jerônimo sobre a demora na fila de regulação, que organiza o acesso a consultas e procedimentos na rede pública, e afirmou: "Não lhe toca saber que tantas pessoas morrem no seu estado? Quem está morrendo na fila da regulação são os mais pobres." Em resposta, o governador citou a entrega de 15 hospitais em sua gestão e questionou quantas unidades foram construídas durante os governos ligados ao grupo político de Neto.
No segundo bloco, a segurança pública e o Planserv, plano de saúde dos servidores estaduais, entraram na pauta. Mansur afirmou que uma eventual gestão de Neto caminharia para a privatização do plano; o candidato do União Brasil negou a intenção, mas disse que recorreria à rede privada em casos de necessidade. Jerônimo ainda acusou Neto de ter usado inteligência artificial para elaborar seu plano de governo, acusação negada pelo adversário.
A pauta ambiental também gerou embate: Mansur perguntou a Jerônimo se ele assinaria um decreto de proteção à Serra da Chapadinha. O governador respondeu que a proposta está em análise na Procuradoria-Geral do Estado e prometeu a criação de uma unidade de conservação na região.
O nome do presidente Lula (PT) apareceu diversas vezes na disputa. Mansur relacionou o grupo político de Neto a mortes durante a pandemia de Covid-19, acusação classificada como absurda pelo ex-prefeito. Já sobre a BR-324, Neto cobrou explicações do governador a respeito de uma cratera na rodovia; Jerônimo rebateu chamando o adversário de "anti-Lula" e disse ter recebido tratamento desrespeitoso por ser indígena e negro. Neto ampliou as críticas para a Ponte Salvador-Itaparica, enquanto Jerônimo citou obras como o metrô e o VLT para defender sua gestão na infraestrutura.
O debate na Band Bahia foi o primeiro de uma série de encontros programados até outubro, quando a Bahia elege o próximo governador.







