Última hora
37391
Política

Sergipe adota autenticação Gov.br no SEI a partir de 1º de julho e segue tendência nacional

Emgetis implementa nova forma de acesso ao sistema de gestão documental do Estado, com mais segurança e padronização digital; outra ferramenta de consulta interna também estreia na mesma data.

Redação ChicoSabeTudo
25 de junho, 2026 · 13:50 2 min de leitura
Servidor público acessando sistema digital em computador com logo do Gov.br na tela
Servidor público acessando sistema digital em computador com logo do Gov.br na tela

Os servidores públicos do estado de Sergipe terão, a partir do dia 1º de julho, uma nova forma de entrar no Sistema Eletrônico de Informações (SEI): a autenticação pela conta Gov.br. A mudança foi desenvolvida pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e representa mais um passo no processo de modernização digital da administração estadual.

Publicidade

O SEI é a plataforma oficial do Governo Federal para produção e tramitação de documentos e processos administrativos eletrônicos. Atualmente, o sistema já é utilizado por mais de 400 órgãos públicos em todo o país, incluindo diversas esferas de governo e Poderes. Em Sergipe, o SEI chegou para substituir o E-Doc, sistema utilizado há 15 anos pelo Governo de Sergipe na tramitação de documentos e processos administrativos.

A integração com o Gov.br — plataforma de identidade digital do Governo Federal — já é realidade em outros estados. Criada pelo Governo Federal e já adotada por mais de 160 milhões de brasileiros, a plataforma garante uma autenticação confiável para os principais serviços públicos digitais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a adesão ao Gov.br ocorreu em 2019, consolidando o Login Gov.br como meio oficial de acesso aos sistemas estaduais, incluindo o SEI.

Segundo informações divulgadas pelo Governo de Sergipe, o desenvolvedor da Emgetis responsável pela implementação, Gabriel Medeiros, explicou que a solução segue um padrão amplamente adotado pelos entes públicos que utilizam o SEI no país, oferecendo mais segurança, praticidade e confiabilidade no acesso aos sistemas governamentais.

Publicidade

Para o presidente da Emgetis, Bráulio Abreu, a novidade reforça a agenda de transformação digital do Estado. Segundo informações divulgadas pela fonte oficial, Abreu destacou que o objetivo é "oferecer soluções cada vez mais seguras, modernas e eficientes para os servidores públicos e para a gestão estadual". A Emgetis é responsável pela implantação do SEI nas 61 unidades da administração estadual, promovendo mais transparência, celeridade e integração dos processos administrativos.

Além da autenticação pelo Gov.br, uma segunda novidade também entra em vigor no dia 1º de julho. De acordo com informações divulgadas pelo Governo de Sergipe, o desenvolvedor Israel Soares informou que a Emgetis criou uma ferramenta de consulta de usuários diretamente dentro do SEI, atendendo a uma demanda frequente dos órgãos estaduais. A funcionalidade permite pesquisas por órgão e unidade, facilitando o trabalho dos gestores que utilizam a plataforma no dia a dia.

A implementação faz parte de um conjunto mais amplo de ações da Emgetis. A adoção do SEI representa uma nova fase da transformação digital do Estado, com foco em eficiência, agilidade e transparência, conforme estabelece o Decreto Estadual nº 1.055/2025, com previsão de implantação integral até dezembro de 2026.

Em outros órgãos federais, a autenticação Gov.br no SEI já eliminou etapas antes necessárias para liberação manual de usuários externos, tornando o fluxo de entrada mais ágil e intuitivo. Em Sergipe, a expectativa é que a mudança traga o mesmo ganho de praticidade para os servidores públicos estaduais.

Leia também