Última hora
37391
Política

Lula desembarca na Bahia no dia 1º de julho para dar largada às obras da Ponte Salvador-Itaparica

Presidente cumpre maratona de entregas no estado, com inauguração de hospital do Novo PAC em Alagoinhas, policlínica em Camaçari e reabertura do Teatro Castro Alves

Redação ChicoSabeTudo
25 de junho, 2026 · 13:51 2 min de leitura
Projeto da Ponte Salvador-Itaparica sobre a Baía de Todos-os-Santos
Projeto da Ponte Salvador-Itaparica sobre a Baía de Todos-os-Santos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem visita confirmada à Bahia no dia 1º de julho, e o evento mais aguardado da agenda é a autorização formal para o início das obras físicas da Ponte Salvador-Itaparica. A confirmação foi dada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante agenda oficial em Cachoeira, no Recôncavo baiano.

Publicidade

A ponte, considerada a maior obra de infraestrutura da história da Bahia, terá 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, sendo a maior da América Latina sob lâmina d'água, conectando o Terminal Marítimo São Joaquim, em Salvador, ao município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O investimento previsto é de R$ 11 bilhões.

Com a construção do sistema rodoviário, estima-se a geração de sete mil empregos diretos e o benefício direto a cerca de 10 milhões de baianos em aproximadamente 250 municípios. O prazo final de entrega está previsto para junho de 2031.

Além da ponte, a programação de Lula no estado inclui outras entregas de peso. O presidente está confirmado na inauguração do Hospital Regional do Litoral Norte, em Alagoinhas, que será a primeira obra hospitalar do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) entregue no país, com investimento superior a R$ 187 milhões e 190 leitos, sendo 30 destinados à UTI. O equipamento foi projetado para atender moradores de 34 municípios das regiões de Alagoinhas e Ribeira do Pombal, oferecendo serviços de média e alta complexidade.

Publicidade

Segundo informações do A Tarde, a agenda presidencial inclui ainda a entrega da primeira policlínica do PAC no país, localizada em Camaçari. À noite do mesmo dia, Lula participa da reabertura da sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. O local está fechado há três anos após um incêndio. A fonte original informa que as apresentações serão de Gilberto Gil e Lazzo Matumbi.

Já no dia 2 de julho, o presidente deverá participar, pelo quinto ano consecutivo, das celebrações da Independência do Brasil na Bahia, marcadas pelo tradicional desfile cívico que relembra a consolidação da independência brasileira em território baiano. As celebrações do 2 de Julho fazem referência ao processo de independência na Bahia, que, segundo parte dos historiadores, se estendeu até julho de 1823, após confrontos com tropas portuguesas.

A visita ocorre em momento politicamente sensível para o PT na Bahia. A agenda presidencial se dá em meio a discussões sobre possíveis mudanças na liderança do governo no Senado, atualmente exercida por Jaques Wagner. O senador é alvo de uma investigação da Polícia Federal que apura suposta atuação para beneficiar o Banco Master, segundo informações da fonte original.

No plano eleitoral, Lula pretende manter uma agenda de inaugurações e eventos ligados ao governo até 4 de julho, data-limite estabelecida pela legislação eleitoral para participação de candidatos nesse tipo de ato. A visita à Bahia, portanto, chega em momento estratégico — tanto para o estado quanto para o calendário político nacional.

Leia também