Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Serviço

Bateria de zinco e água: a nova tecnologia que não explode e dura muito mais

Pesquisadores criam alternativa barata ao lítio usando material de colete à prova de balas para evitar curtos

Redação ChicoSabeTudoRedação · Serviço
18 de abril, 2026 · 15:46 1 min de leitura

Cientistas da FAMU-FSU College of Engineering desenvolveram uma nova bateria de zinco e água que promete acabar com o medo de explosões em celulares e carros elétricos. A inovação utiliza materiais mais baratos e abundantes que o lítio, garantindo maior segurança para o consumidor final.

Publicidade

O grande segredo da tecnologia está no uso de nanofibras de aramida, o mesmo material ultra-resistente encontrado em coletes à prova de balas. Essa estrutura funciona como uma barreira física que impede a formação de cristais internos que causam curtos-circuitos e incêndios em modelos tradicionais.

Diferente das baterias atuais, que usam solventes inflamáveis, este novo modelo aposta em uma base de água. Isso significa que, mesmo em casos de perfuração ou superaquecimento, não há risco de chamas, tornando o equipamento ideal para aparelhos médicos e até roupas inteligentes.

Nos testes de laboratório, o protótipo suportou 900 ciclos de carregamento ultra-rápido sem perder a eficiência. Além da durabilidade, o custo de produção é reduzido, já que o zinco é um metal fácil de encontrar na natureza, ao contrário dos metais raros usados hoje em dia.

Publicidade

O próximo passo dos pesquisadores é levar essa tecnologia para o armazenamento de energia solar e eólica em larga escala. Se os planos avançarem, o cidadão poderá ter em casa sistemas de energia mais sustentáveis, seguros e que pesam muito menos no bolso.

Leia também