Última hora
37391
Saúde

São João 2026: Bahia registra queda expressiva em ocorrências com fogos e amplia operação de saúde

Com R$ 8,8 milhões investidos, Sesab montou mais de 4,7 mil plantões extras e registrou menos da metade dos atendimentos por explosões e queimaduras em relação ao mesmo período do ano passado.

Redação ChicoSabeTudo
24 de junho, 2026 · 09:47 3 min de leitura
Equipe de saúde em posto de atendimento durante o São João da Bahia 2026
Equipe de saúde em posto de atendimento durante o São João da Bahia 2026

Os festejos juninos de 2026 trouxeram uma boa notícia para a saúde pública na Bahia: o número de atendimentos em hospitais estaduais por acidentes com fogos de artifício e queimaduras caiu pela metade em relação ao São João do ano passado. Segundo informações divulgadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), até a manhã desta terça-feira (24), foram registradas 14 ocorrências ligadas aos festejos, contra 29 no mesmo período de 2025.

Publicidade

Das 14 ocorrências contabilizadas, 11 foram causadas por explosões de bombas e três por queimaduras. O monitoramento da rede hospitalar estadual registrou atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, além de um caso em cada um dos hospitais de Vitória da Conquista e de Santo Antônio de Jesus, segundo a Sesab. O HGE concentrou a maioria: nove atendimentos no total.

"A festa continua hoje ainda em muitos municípios, inclusive em Salvador, então esses números ainda são parciais. No entanto, nesse mesmo período do ano passado, já haviam sido registradas 29 ocorrências, então nossa expectativa é que essa redução se mantenha", destacou o diretor-geral das Unidades Próprias da Sesab, Michael Carmo.

O Governo da Bahia preparou um reforço especial para a saúde durante os festejos juninos de 2026, com investimento de R$ 8,8 milhões em ações voltadas à prevenção, atendimento e cuidado com a população na capital e no interior. A estratégia, coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado, reúne testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, ampliação de plantões nas unidades de saúde, atendimento a casos de queimaduras e mobilização para doação de sangue.

Publicidade

Segundo informações divulgadas pela Sesab, estão em funcionamento 4.772 plantões extras desde o dia 19 — 28% a mais do que no São João de 2025. A Secretaria da Saúde ampliou as equipes de atendimento principalmente nas três unidades que contam com Centro de Tratamento de Queimados (CTQ): o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), e o Hospital do Oeste, em Barreiras. Historicamente, o mês de junho é o que concentra mais ocorrências desse tipo. Apenas em junho de 2024, 32% das 75 internações por esse tipo de acidente no estado ocorreram naquele mês.

Além das emergências com fogos, dois postos de saúde temporários foram montados nos circuitos de Salvador — no Pelourinho e em Paripe — para atender forrozeiros durante os festejos. Segundo a Sesab, os dois postos acumularam 108 ocorrências no período, sendo 81 no Pelourinho e 27 em Paripe. Dor abdominal, cefaleia e intoxicação alcoólica foram os principais motivos de atendimento.

As iniciativas têm foco também na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), ocorrências típicas do período. Em 2026, as medidas incluem a implantação de 16 estandes de testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, em Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha.

Até a manhã desta terça, os 16 postos já haviam realizado mais de 44.600 exames. Dos resultados positivos, 458 foram para sífilis, 17 para HIV, 16 para hepatite C e nove para hepatite B, segundo informações divulgadas pela Sesab. Dos 458 diagnósticos de sífilis, 141 pessoas optaram por iniciar o tratamento imediatamente nos próprios postos de testagem.

"Os números da testagem mostram a adesão da população. Este é um movimento educativo. Ofertamos os testes e também promovemos prevenção de ISTs com a distribuição de preservativos", afirmou a titular da Sesab, Roberta Santana. Ao todo, mais de 1,3 milhão de preservativos foram distribuídos durante os festejos, segundo a secretaria.

Em caso de queimadura, o coordenador do CTQ do HGE, o médico Marcos Barroso, orienta que a única medida imediata é lavar o local com água corrente e buscar um serviço de saúde. "Soluções caseiras não devem ser usadas de forma alguma. Passar produtos como manteiga, pasta de dente ou borra de café só agrava o ferimento", afirma.

Leia também