Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Saúde

Governo da Bahia abre investigação contra assédio moral em hospitais do estado

Secretaria de Saúde apura condutas inadequadas em unidades de Salvador e do interior, incluindo Ribeira do Pombal

Redação ChicoSabeTudoRedação · Saúde
29 de abril, 2026 · 03:11 1 min de leitura

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) oficializou a abertura de uma série de sindicâncias para investigar graves denúncias de assédio moral e conduta funcional inadequada em diversas unidades de saúde da rede estadual. As portarias, assinadas pela secretária Roberta Santana, buscam apurar relatos feitos por trabalhadores e usuários do sistema.

Publicidade

Entre os alvos das investigações está o Hospital Geral Santa Tereza, localizado em Ribeira do Pombal, na região nordeste do estado. A unidade é uma das citadas nos processos administrativos que tentam identificar irregularidades no ambiente de trabalho e no atendimento prestado.

Em Salvador, o Hospital Geral Roberto Santos concentra o maior volume de queixas, com três investigações distintas abertas pela Ouvidoria do SUS. Outras unidades na capital e no interior, como o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, e o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, também estão sob a lupa da Corregedoria.

As comissões responsáveis pelas apurações são formadas por servidores técnicos que terão o prazo inicial de 30 dias úteis para concluir os trabalhos. Caso seja necessário, o período de investigação poderá ser prorrogado por igual tempo para garantir a coleta de provas e depoimentos.

Publicidade

As denúncias que motivaram as sindicâncias chegaram ao governo por meio de canais oficiais, como a Ouvidoria SUS Bahia e o Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador (SIAST). O objetivo é garantir que as normas de conduta sejam respeitadas dentro dos hospitais baianos.

Leia também