Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Saúde

Anvisa Suspende Vários Produtos, De Tônicos Capilares A Itens De Limpeza

A Anvisa agiu para tirar de circulação tônicos capilares com Minoxidil sem registro, cosméticos e produtos de limpeza, garantindo a segurança dos consumidores.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Saúde
09 de dezembro, 2025 · 16:26 2 min de leitura
Foto: Rafa Neddemeyer / Agência Brasil
Foto: Rafa Neddemeyer / Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma decisão importante para a segurança dos consumidores nesta segunda-feira (08). A agência mandou suspender e recolher do mercado diversos produtos, que vão desde tônicos capilares até cosméticos e itens de limpeza. A proibição atinge a venda, distribuição, fabricação e até a propaganda desses itens que não estavam em conformidade com as regras.

Tônicos capilares com Minoxidil: o problema do registro

Publicidade

Um dos principais alvos da fiscalização foi o Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, da empresa Gammour Professional Ltda – Me. O problema? Mesmo sendo registrado como um cosmético, o rótulo do produto fazia indicações de medicamento, prometendo 'estimular o crescimento capilar, de barba, cabelo e bigode'. A Anvisa explicou que o Minoxidil, substância comumente usada para essas finalidades, não é permitido em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Isso gera uma confusão e um risco para quem usa, já que a regulamentação para cosméticos é diferente da de medicamentos.

Outro produto que entrou na mira da Anvisa por razões similares foi o Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%. Este, além de conter a substância não autorizada para cosméticos, nem sequer tinha registro na agência. Isso significa que sua produção e venda estavam totalmente irregulares, levando à sua apreensão imediata.

Cosméticos e maquiagens sem autorização

A lista de proibições não parou por aí. Cosméticos de outras marcas também foram impedidos de continuar no mercado. É o caso dos produtos da marca Sabô Ageless e da Maquiagem Capilar da marca Bangna. A Anvisa informou que esses itens estavam sendo fabricados e anunciados por empresas desconhecidas, sem a devida autorização e registro necessários para garantir a segurança e eficácia.

Produtos de limpeza e larvicida também na mira

Publicidade

Por fim, a Anvisa também agiu contra produtos de outras categorias. O Acta BTI, que era vendido como um larvicida biológico, teve sua comercialização proibida por ter origem desconhecida e não possuir registro como saneante. Da mesma forma, os produtos da empresa Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda foram suspensos, pois não estavam registrados na Agência como saneantes, que são produtos usados para desinfecção e limpeza e também precisam de uma regulamentação específica.

Essas ações da Anvisa reforçam a importância da fiscalização para proteger a saúde e a segurança dos consumidores. Ao suspender produtos sem registro ou com informações enganosas, a agência garante que apenas itens testados e aprovados cheguem às prateleiras, evitando riscos e promovendo o uso correto dos produtos.

Leia também