A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) agiu nesta terça-feira (23) e determinou a proibição do comércio, da propaganda e da veiculação de todos os medicamentos das marcas Bwell e Needs, que eram oferecidos pela Raia Drogasil S.A. A medida vale tanto para as lojas físicas quanto para os sites da rede, como drogasil.com.br e drogaraia.com.br.
A decisão da Anvisa veio porque a Raia Drogasil S.A. não possui a autorização necessária para produzir esses medicamentos. Isso significa que a empresa não tinha o aval legal para fabricar esses itens, um requisito fundamental para assegurar que os produtos são feitos sob condições controladas e seguras, protegendo a saúde de quem os utiliza. A proibição é abrangente e se estende a qualquer pessoa ou veículo de comunicação que venda ou divulgue esses produtos, garantindo que eles sejam retirados de circulação por completo.
Produtos de limpeza Solubrillho também são banidos por irregularidades
Em uma ação separada, mas igualmente importante para a segurança do consumidor, a Anvisa também proibiu o comércio, a distribuição e o uso de todos os produtos da marca “Solubrillho Soluções de Limpeza”. Essa determinação afeta todos os lotes produzidos até o dia 14 de abril de 2024.
Neste caso, o problema é ainda mais grave: a Anvisa informou que a empresa fabricante do Solubrillho é desconhecida. Não há um CNPJ informado, e a organização não possui a autorização de funcionamento exigida por lei. Essa situação infringe artigos importantes da Lei 6.360/1976 e da Lei 9.782/1999, que regulamentam a vigilância sanitária de produtos no Brasil.
A Anvisa é o órgão do governo que atua para garantir que medicamentos, alimentos, cosméticos e outros produtos essenciais vendidos no país sejam seguros e eficazes. Suas proibições são importantes para proteger a saúde da população, assegurando que apenas itens produzidos e comercializados dentro das normas legais cheguem até os consumidores.







