O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza nesta segunda-feira (3) uma demonstração pública de abertura da urna eletrônica na sede do órgão, em Salvador. O ato está marcado para as 11h, no hall de entrada da sede do Regional. A iniciativa coloca a Bahia no mapa de uma mobilização nacional que vai além das fronteiras do estado.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, entre os dias 3 e 9 de agosto, a primeira edição da Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação. A iniciativa reúne ações para aproximar a sociedade da Justiça Eleitoral e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento, a transparência, a segurança e a auditabilidade do processo eleitoral brasileiro.
Durante a demonstração, equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-BA irão apresentar a estrutura interna da urna, seus componentes, mecanismos de proteção e os procedimentos de fiscalização adotados pela Justiça Eleitoral.
Também serão explicados processos como a preparação das urnas, emissão da zerésima, geração do Boletim de Urna (BU), auditorias e outros instrumentos utilizados para garantir a integridade do processo eleitoral.
O evento tem ainda a participação de convidados de peso. Segundo informações divulgadas pelo TRE-BA, profissionais de Tecnologia da Informação da Polícia Federal e da Polícia Civil da Bahia estarão presentes, reforçando o caráter técnico e institucional da ação.
A ação tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre o sistema eletrônico de votação, esclarecer dúvidas e fortalecer a confiança na segurança, transparência e auditabilidade do equipamento.
O contexto é de preparação para outubro. O TRE-BA está orientando eleitoras e eleitores de Salvador sobre a utilização da urna eletrônica para as Eleições Gerais 2026. O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Cavalcante, destaca que o treinamento é uma oportunidade para que o público se familiarize com o equipamento e lembra que o pleito de 2026 exigirá seis escolhas — seis votos na urna —, o que reforça a necessidade de familiarização prévia do eleitor.
A execução da Semana Nacional ficará a cargo do TSE e dos tribunais regionais eleitorais, com demonstrações da urna, atividades educativas, visitas guiadas, palestras, exposições e ações de combate à desinformação. O objetivo é fortalecer a confiança no sistema eletrônico de votação e estimular a participação cidadã, especialmente entre os jovens.
Veículos de comunicação interessados em cobrir o ato em Salvador devem informar os dados da equipe responsável ao TRE-BA até as 9h desta segunda-feira (3).







