João Roma, presidente estadual do Partido Liberal (PL) e ex-ministro, declarou em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, transmitido pela rádio Antena 1, que o principal foco da sigla neste momento é trabalhar em um Projeto de Anistia e nas mobilizações relacionadas à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar das movimentações de outros nomes do espectro político para as eleições de 2026, Roma destacou que o PL está priorizando estas questões.
Durante a entrevista, o político reconheceu a atuação de líderes como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Júnior (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG), que têm se colocado como possíveis candidatos à presidência. Contudo, ele reiterou que, nesta semana, a pauta do partido esteve centrada na anistia e na situação de Bolsonaro, que passou da prisão domiciliar para a Superintendência da Polícia Federal.
“Mas efetivamente dentro do partido, durante essa semana, o foco não foi discutir sucessão. O foco foi discutir as ações que devem ser efetivadas, visando votação na Câmara e no Senado sobre processo de anistia e mobilizações acerca do impacto da prisão do presidente Bolsonaro”, disse Roma.
No cenário político atual, as discussões sobre o futuro de Jair Bolsonaro ganham destaque e as estratégias do PL visam não apenas a defesa do ex-presidente, mas também a articulação para garantir a viabilidade do Projeto de Anistia no Congresso. As próximas semanas devem ser cruciais para o andamento dessas iniciativas.
As mobilizações e debates sobre o assunto têm potencial para moldar os rumos políticos da sigla e do cenário eleitoral, à medida que o PL se prepara para as tensões políticas que acompanham a aproximação das eleições de 2026.







