O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, está com a meta de se tornar a maior bancada da Câmara dos Deputados. A projeção do partido é saltar dos atuais 90 para 107 deputados federais nas próximas semanas.
Essa movimentação acontece por causa da chamada "janela partidária", um período em que os políticos podem trocar de legenda sem o risco de perder o mandato. É a hora em que os partidos vão ao "mercado" para reforçar seus times.
A previsão mais otimista vem do líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, que está à frente das negociações. Ele acredita que 17 novos deputados vão se filiar ao partido até o fim do prazo.
Já o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, trabalhava com um número um pouco mais modesto, esperando fechar a janela com cerca de 100 deputados. O otimismo, no entanto, parece ter crescido dentro da sigla.
Com mais deputados, o partido ganha mais força nas votações, mais espaço em comissões importantes e maior poder de negociação no cenário político de Brasília. A informação sobre os planos do partido foi divulgada inicialmente pelo portal Metrópoles.







