O deputado federal Odair Cunha (PT-MG) é o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Em votação realizada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (14), o parlamentar mineiro desbancou cinco adversários e garantiu a vaga com uma votação expressiva de 303 votos.
A derrota foi amarga para o baiano Elmar Nascimento (União), que tentou até o último minuto unificar os votos da direita e do Centrão. Mesmo com articulações envolvendo nomes como Flávio Bolsonaro e a retirada de outras candidaturas, Elmar não conseguiu frear o favoritismo de Odair.
A vitória de Odair Cunha marca um momento histórico, já que ele é o primeiro deputado do Partido dos Trabalhadores a ser eleito para o cargo no tribunal. O resultado é lido nos bastidores como um fortalecimento do governo federal e uma demonstração de força do presidente da Câmara, Hugo Motta.
Motta foi o principal articulador da campanha do petista, conseguindo unir interesses do governo e de boa parte do Centrão. Por outro lado, o grupo ligado ao PL e à oposição saiu enfraquecido da disputa, após a tentativa frustrada de emplacar um nome alternativo.
Antes da votação começar, por volta das 18h30, cada candidato teve dez minutos para tentar convencer os colegas no plenário. Além de Odair e Elmar, também estavam no páreo os deputados Gilson Daniel, Danilo Forte e Hugo Leal.
Com a eleição definida, Odair Cunha agora se prepara para deixar o mandato na Câmara e assumir a cadeira no TCU, órgão responsável por fiscalizar as contas públicas do país. A decisão segue agora para as etapas formais de nomeação.







