O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) começou na última segunda-feira (19) uma jornada diferente: uma caminhada a pé de 240 quilômetros de Paracatu, em Minas Gerais, até a capital Brasília. O objetivo do parlamentar é protestar contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, em uma iniciativa que ele batizou de “Caminhada Pela Justiça e Liberdade”.
A aventura de Nikolas, que acontece pela rodovia BR-40, uma importante via que liga o Distrito Federal a Goiás, Minas Gerais e chega até o Rio de Janeiro, tem sido acompanhada de perto por suas redes sociais. Durante todo o dia, ele publicou vídeos e stories mostrando os momentos da jornada.
Por que Nikolas Ferreira está caminhando?
Na manhã de segunda-feira, o deputado explicou que a caminhada é um ato simbólico. Ele quer denunciar o que ele chama de "um esquema feito para acabar com a direita" no Brasil. A ideia, segundo Nikolas, é trazer uma nova dose de esperança para as pessoas que se sentem desanimadas na luta dos partidos de direita e de oposição por mais justiça e liberdade no país.
“Faz tempo que meu coração está inquieto com as coisas que acontecem, um escândalo atrás do outro, e o brasileiro parece estar numa posição onde nada mais o abala. Essa indignação que vocês sentem, esse sentimento de impotência, não é só de vocês. Eu, como deputado, vejo quantos parlamentares sentem o mesmo”, disse Nikolas em suas redes sociais.
Ele mencionou especificamente as prisões dos condenados pelos atos de 8 de janeiro e também a prisão do ex-presidente Bolsonaro como as principais razões para dar início a essa jornada.
Companhia e apoio na estrada
A caminhada de Nikolas não é solitária. O percurso tem sido marcado por demonstrações de apoio. Em um dos vídeos, um motociclista parou na estrada e entregou uma bandeira do Brasil ao deputado, que prontamente a amarrou em seu corpo. Outras pessoas também fizeram questão de parar para tirar fotos e dar um incentivo.
Ao final do primeiro dia, o time de apoio de Nikolas ganhou reforço. Os deputados federais André Fernandes (PL-CE) e Gustavo Gayer (PL-GO) se juntaram à “Caminhada Pela Justiça e Liberdade”. Juntos, eles terminaram o dia já bem perto da divisa entre Minas Gerais e Goiás, depois que Nikolas Ferreira já havia caminhado cerca de 25 quilômetros, por mais de seis horas.
A equipe de Nikolas Ferreira espera que ele e seus companheiros de caminhada cheguem a Brasília no próximo domingo (25). A chegada está marcada para coincidir com uma manifestação que já estava programada na capital federal, também em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.







