Última hora
PMPA - 5736
Política

Lula prepara redução no preço do diesel e gás para tentar aliviar o bolso do brasileiro

Pacotão de medidas inclui renegociação de dívidas e subsídio bilionário para combustíveis nos próximos meses

Redação ChicoSabeTudo
06 de abril, 2026 · 12:01 1 min de leitura

O governo federal prepara uma série de medidas para tentar baixar os preços do óleo diesel e do gás de cozinha nas próximas semanas. O plano do presidente Lula é lançar um pacote de ajuda financeira que também deve facilitar a renegociação de dívidas para quem está no vermelho.

Publicidade

A principal aposta para o setor de combustíveis é uma medida provisória que cria um subsídio para o diesel importado. A expectativa é que o desconto chegue a R$ 1,20 por litro, com validade inicial de 60 dias. O custo total dessa operação deve girar em torno de R$ 3 bilhões.

Enquanto o Planalto foca na economia, o Congresso Nacional volta ao trabalho com as bancadas modificadas. Após o fim da janela partidária, muitos deputados trocaram de legenda e outros deixaram cargos em prefeituras e governos para retomar seus mandatos em Brasília.

No Supremo Tribunal Federal, o foco está na crise política do Rio de Janeiro. Os ministros precisam decidir se a eleição para o novo governador será direta, com voto do povo, ou indireta, escolhida apenas pelos deputados estaduais, após a renúncia de Cláudio Castro.

Publicidade

A semana também será marcada pela divulgação de dados importantes para o bolso do cidadão. Na sexta-feira, o IBGE divulga o IPCA, que é a inflação oficial do país. O resultado vai mostrar se os preços nos supermercados e serviços subiram ou deram trégua em março.

Além das contas, o presidente Lula busca um novo nome para o Ministério das Relações Institucionais. A vaga ficou aberta após a saída de Gleisi Hoffmann, que vai disputar o Senado, e o governo precisa de alguém com trânsito livre para negociar com os deputados e senadores.

Leia também