Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Governo Lula cria universidades federais do Esporte e Indígena

Lula anuncia duas novas universidades federais: uma para indígenas e outra focada no esporte, operações previstas para 2027.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
27 de novembro, 2025 · 21:46 2 min de leitura
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (27), a proposta de criação de duas novas universidades federais no Brasil: a Universidade Federal Indígena (Unind) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). Os projetos foram enviados ao Congresso Nacional com a expectativa de que as instituições comecem a funcionar em 2027.

Universidade Federal Indígena

Publicidade

A Unind será inaugurada em Brasília e terá a finalidade de enfrentar as desigualdades históricas relacionadas ao acesso à educação superior por povos indígenas. A iniciativa, que conta com a colaboração do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), resultou de um processo de consulta a diversas lideranças e comunidades indígenas, em 2024.

A universidade terá um enfoque diferenciado, oferecendo entre 10 e 48 cursos de graduação, adaptados às particularidades culturais e linguísticas dos estudantes indígenas. Com a meta de atender cerca de 2,8 mil alunos nos primeiros quatro anos, a Unind priorizará áreas como gestão ambiental, saúde, agroecologia e direitos.

“Esta universidade é uma coisa necessária para dar a vocês um direito que nunca deveria ter sido tirado”, afirmou Lula.

Universidade Federal do Esporte

A UFEsporte, também localizada em Brasília, busca aprimorar a formação no setor esportivo do país, superando a dependência de sucessos individuais de atletas. Com o apoio do MEC e do Ministério do Esporte, a universidade se dedicará à formação de atletas e gestores, promovendo o desenvolvimento do esporte em nível de excelência.

Publicidade

A UFEsporte oferecerá cursos de bacharelado, tecnologia e pós-graduação, abrangendo áreas como ciência do esporte, medicina esportiva e gestão. Os centros de excelência da instituição utilizarão estruturas das Olimpíadas de 2016 e fomentarão a inclusão, com diretrizes que garantem a equidade de gênero e a valorização da diversidade no esporte.

Ambas as universidades têm como objetivo promover a inclusão e a dignidade dos povos indígenas e a valorização do esporte nacional, sendo parte da estratégia do governo para garantir direitos e oportunidades.

Leia também