Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

CNJ faz pente-fino no Tribunal de Justiça da Bahia e em cartórios de todo o estado

Inspeção determinada pela Corregedoria Nacional vai analisar processos e administração entre os dias 6 e 10 de abril.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
27 de março, 2026 · 11:46 1 min de leitura

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e os cartórios de todo o estado passarão por uma fiscalização rigorosa da Corregedoria Nacional de Justiça. A medida foi oficializada pelo ministro Mauro Campbell Marques e visa passar um pente-fino no funcionamento administrativo e judicial da Bahia.

Publicidade

A inspeção está agendada para acontecer entre os dias 6 e 10 de abril de 2026. Durante esse período, os fiscais vão avaliar o trabalho tanto na primeira quanto na segunda instância, além de verificar de perto os serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais.

Apesar da fiscalização, o cidadão que precisa da Justiça não será prejudicado. O atendimento ao público e os prazos dos processos não serão suspensos. A equipe do CNJ terá acesso livre a todos os sistemas, inclusive documentos sigilosos, para garantir que tudo esteja dentro da lei.

Para que o trabalho seja feito, o tribunal deve garantir que cada setor tenha pelo menos um juiz e um servidor de plantão para tirar dúvidas dos fiscais. O atendimento direto aos advogados e à população sobre a inspeção será feito em horários específicos pela equipe de apoio.

Publicidade

O objetivo central é garantir a transparência e a organização dos dados judiciais baianos. A equipe enviada pela Corregedoria Nacional terá autonomia total para requisitar informações financeiras e fiscais caso encontre irregularidades durante as visitas.

Autoridades como o Ministério Público, Defensoria e a OAB já foram comunicadas sobre a ação. Após o término dos trabalhos, um relatório final será apresentado e julgado pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça.

Leia também