A Câmara Municipal de Salvador, na Bahia, abriu oficialmente os trabalhos desta segunda-feira (2), encerrando o recesso dos vereadores. O evento principal foi uma sessão solene, que marca o início do segundo período de atividades da atual legislatura.
O presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), conduziu a cerimônia que começou às 9h30, no Plenário Cosme de Farias. O momento mais aguardado foi a leitura da Mensagem do Executivo, apresentada pelo prefeito Bruno Reis (União).
Mensagem do Prefeito e o que esperar do ano legislativo
Este encontro é mais do que uma formalidade. É nele que são estabelecidas as direções para o funcionamento do Parlamento ao longo do ano, reforçando a importância da independência e da boa relação entre os Poderes. A mensagem do prefeito Bruno Reis trouxe um balanço das ações que a prefeitura realizou no ano passado e também apresentou os principais planos da gestão municipal para os próximos anos.
Mesmo com a retomada oficial dos trabalhos agora, as mudanças na política de Salvador já começaram a acontecer durante o recesso.
Novas lideranças e o cenário político
A bancada de oposição, que reúne dez vereadores, terá um novo comando. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) deixou a liderança após um ano no cargo. Para o seu lugar, quem assume em 2026 é o vereador Randerson Leal (Podemos), que está em seu segundo mandato. Os vereadores do PSOL, Hamilton Assis e Eliete Paraguassu, formam uma bancada independente dentro da oposição.
Já na liderança da bancada governista, que conta com a maioria das cadeiras na Câmara, o vereador Kiki Bispo (União) continua no posto, que ocupa desde sua reeleição em 2024. No entanto, o partido com maior número de vereadores, o União Brasil, com sete cadeiras, passará por uma mudança.
O atual líder do grupo, vereador Cláudio Tinoco (União), deve anunciar sua licença. Ele vai se dedicar à campanha eleitoral de Antônio Carlos Magalhães (ACM) Neto durante o período das eleições, o que já havia sido adiantado pelo Bahia Notícias.
Em um ano de intensas disputas eleitorais, a Câmara Municipal de Salvador sentirá os reflexos das movimentações partidárias. A sessão solene desta segunda-feira já trouxe à tona discussões importantes, como as possíveis candidaturas de vereadores para as eleições estaduais e nacionais.
Pautas importantes aguardam os vereadores
Além das questões internas e partidárias, o ano legislativo promete ser movimentado com projetos de grande relevância esperando para serem discutidos e votados. Mesmo que a sessão solene não tenha previsto votações imediatas, a fila de projetos é longa.
- Política Municipal de Segurança e Defesa Social: Este projeto, enviado pelo prefeito Bruno Reis em dezembro, busca criar diretrizes para a segurança da cidade.
- Novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU): Um dos projetos mais importantes, que ainda está sendo elaborado pela prefeitura. A expectativa é que chegue à Câmara até o final do primeiro semestre, prometendo amplas discussões sobre o futuro urbanístico de Salvador.
Com tantas pautas na mesa e um cenário político em ebulição por conta das eleições, os vereadores de Salvador têm um ano cheio de desafios e decisões importantes pela frente.







