Connect with us

Esportes

Sesab faz alerta sobre risco de falta de medicamentos na Bahia

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde admitem risco de desabastecimento de medicamentos no mercado brasileiro.

Segundo os órgãos, esse cenário dura ao menos dois meses, entretanto, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) alerta que o cenário é denunciado “há anos”.

“Risco? Estamos avisando há anos”, disse.

A Sesab relatou que a questão é antiga e que liga o sinal de alerta para a assistência de saúde da população baiana.

Em entrevista a Sesab ainda informou que doze mil pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para fornecimento de medicamentos de alto custo estão sendo afetados pelo não fornecimento desses medicamentos pelo Governo Federal.

O superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia (Saftec), relatou que a irregularidade na entrega desses medicamentos vem ocorrendo desde 2019.

A Secretaria da Saúde ainda indica que existem 16 itens de medicamentos com falta total e mais 11 em risco de desabastecimento, com valor estimado em R$ 15 milhões. Sendo esses, medicamentos para doenças como Alzheimer, anemia falciforme, doença de Parkinson,  glaucoma, HIV/Aids, e outros medicamentos que têm sua compra voltada para o Governo Federal.

Mais Lidas