Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Atividade física reduz estresse de professores aponta estudo da Unesp

Pesquisa da Unesp: Atividade física reduz estresse e melhora a qualidade de vida dos professores de escolas públicas em Presidente Prudente.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Texto

Enfrentar uma sala cheia de estudantes com diferentes níveis de desenvolvimento e entregar conhecimento de forma eficaz pode ser uma tarefa estressante para os professores. No entanto, uma solução simples parece amenizar essa carga: a prática de exercícios físicos. Um estudo conduzido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) envolvendo 231 docentes de escolas públicas em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, revelou que a atividade física pode reduzir os impactos do estresse na qualidade de vida dos professores.

Hipóteses por trás dos benefícios

Embora a pesquisa não tenha determinado precisamente como os exercícios melhoraram a qualidade de vida e reduziram o estresse dos educadores, algumas hipóteses foram levantadas. Victor Beretta, coordenador do Laboratório de Neurociência e Comportamento Motor da Unesp, sugere que os benefícios podem ser decorrentes da liberação de endorfina, diminuição do cortisol, impacto positivo na interação social, melhora na qualidade do sono e nas capacidades funcionais.

Evidências claras dos benefícios

Apesar de o estudo não ter se concentrado em explicar o fenômeno, Wésley Torres, doutorando no Laboratório de Investigação em Exercício da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, afirma que os resultados indicam claramente que promover exercícios físicos entre professores pode reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida. A pesquisa foi publicada na International Journal of Environmental Research and Public Health.

Mais Lidas