Última hora
PMPA - 5736
Serviço

Inmetro inaugura Delegacia Cibernética em São Paulo contra fraudes

Inmetro cria Delegacia Cibernética em SP para intensificar fiscalização e combater fraudes digitais durante a Black Friday.

Redação ChicoSabeTudo
28 de novembro, 2025 · 11:27 2 min de leitura
(Imagem: amgun/Shutterstock)
(Imagem: amgun/Shutterstock)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inaugurou, nesta sexta-feira (28), sua primeira Delegacia Cibernética em São Paulo, com a finalidade de intensificar o combate às fraudes digitais e monitorar anúncios suspeitos no comércio eletrônico, aproveitando o pico de vendas da Black Friday.

Publicidade

A nova unidade, que faz parte da plataforma Guardião Digital, visa proteger os consumidores de fraudes e elevar a segurança nas compras online, especialmente no contexto de movimentação financeira que deve alcançar aproximadamente R$ 13,34 bilhões neste ano.

Localizada na Rua Teixeira da Silva, 217, na Vila Mariana, a delegacia utilizará inteligência artificial para analisar sites de e-commerce, detectando produtos e anúncios irregulares. Por meio do sistema, será possível cruzar informações com bases de dados de produtos certificados, facilitando a identificação de inconformidades.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, enfatizou a importância da iniciativa, afirmando:

“Com o uso da inteligência artificial, ampliamos nossa capacidade de monitorar o mercado digital, oferecendo mais segurança a quem compra.”

Publicidade

Inicialmente, o Guardião Digital focará em quatro grupos de produtos: fios e cabos elétricos, balanças comerciais, pastilhas de freio e cadeiras plásticas monobloco, expandindo gradualmente a fiscalização para outros itens regulados.

Casos de irregularidades identificadas levarão à retirada de anúncios suspeitos e multas que podem alcançar até R$ 1,5 milhão. As ações da Delegacia Cibernética visam coibir a venda de produtos sem certificação obrigatória e a manipulação de informações técnicas aplicadas nos anúncios.

A criação da unidade ocorre em um momento crítico, diante do aumento de fraudes digitais, evidenciado por um relatório da Fortinet, que apontou mais de 1,5 milhão de contas de e-commerce comprometidas nos últimos meses. O relatório destaca ainda o crescimento de domínios maliciosos associados à Black Friday, indicando que o período é de alta vulnerabilidade para os consumidores.

Leia também