A partir desta quarta-feira (25), os moradores de Salvador que fazem parte dos grupos prioritários já podem procurar os postos de saúde para se vacinar contra a gripe. A campanha foi aberta oficialmente com um ato simbólico em um abrigo de idosos no bairro da Boa Viagem.
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é garantir que o público mais vulnerável esteja protegido antes da chegada dos meses mais frios, quando o vírus da influenza circula com maior intensidade. A vacina é gratuita e ajuda a evitar casos graves e mortes.
No próximo sábado (28), a capital baiana terá o chamado 'Dia D'. Será uma grande mobilização para facilitar o acesso de quem não consegue ir às unidades de saúde durante a semana, reforçando a cobertura vacinal em toda a cidade.
Podem se vacinar agora os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde e educação. O grupo também inclui pessoas com doenças crônicas, deficientes, indígenas, quilombolas e a população em situação de rua.
Além desses, profissionais das forças de segurança, trabalhadores do transporte coletivo, funcionários dos Correios, do setor portuário e do sistema prisional também estão na lista de prioridades desta etapa da campanha.
A gestão municipal reforça que a imunização é a estratégia mais eficaz para reduzir o número de internações nos hospitais. A recomendação é que o cidadão leve o documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina ao posto mais próximo.







