Publicidade
Publicidade
Anúncio publicitário
Saúde

Remédios podem facilitar manchas roxas; saiba quando buscar ajuda

Anticoagulantes, antiagregantes e corticoides de uso prolongado exigem atenção a sinais de sangramento.

Redação ChicoSabeTudo
26 de outubro, 2026 · 00:30 2 min de leitura
Imagem ilustrativa gerada por IA / ChicoSabeTudo
Imagem ilustrativa gerada por IA / ChicoSabeTudo

Manchas roxas podem surgir com mais facilidade em pessoas que usam medicamentos que interferem na coagulação, como anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, e também em quem usa corticoides por períodos prolongados, que podem deixar a pele mais frágil. A informação é de conteúdo publicado pelo Tua Saúde.

Os anticoagulantes são usados para prevenir ou tratar problemas como trombose e embolia pulmonar. Por reduzirem a capacidade de formação de coágulos, pequenos sangramentos podem levar mais tempo para parar e uma pancada leve pode resultar em um hematoma maior. A orientação é compatível com o MedlinePlus, serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, que cita maior facilidade para hematomas entre pessoas que usam, por exemplo, varfarina, aspirina e clopidogrel.

Publicidade

O material também destaca os antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico e clopidogrel, e os corticoides utilizados por longos períodos. No caso dos corticoides, a publicação explica que o uso prolongado pode deixar a pele mais frágil; o risco varia conforme o medicamento, a dose, a duração e a forma de uso.

O aparecimento súbito de muitos hematomas sem explicação, manchas muito grandes após traumas leves e sangramentos frequentes no nariz ou na gengiva devem ser avaliados por um profissional de saúde. Sangue na urina ou nas fezes também é um sinal de atenção. Vômito com sangue, fezes muito escuras, sangramento que não para ou pancada importante na cabeça são sinais que exigem atendimento imediato. Esses alertas também constam da orientação do NHS, serviço público de saúde do Reino Unido, para pessoas em uso de anticoagulantes.

A recomendação é não interromper, reduzir ou pular doses por conta própria. Medicamentos que afetam a coagulação podem ser indicados para reduzir o risco de eventos como AVC, trombose e embolia. A avaliação médica pode revisar outros remédios em uso, solicitar exames e definir se há necessidade de ajuste no tratamento.

Publicidade

Leia também