Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Saúde

Planserv na mira: MP-BA e órgãos estaduais se reúnem para cobrar eficiência no atendimento

Encontro em Salvador buscou soluções integradas para resolver problemas no plano de saúde dos servidores baianos.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Saúde
24 de março, 2026 · 20:10 1 min de leitura

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) subiu o tom na cobrança por melhorias no Planserv. Em uma reunião estratégica realizada na Procuradoria Geral do Estado, o órgão discutiu formas de tornar o plano de saúde mais eficiente para os servidores públicos.

Publicidade

O encontro focou em resolver as constantes demandas de saúde que acabam parando na Justiça. A ideia é criar um fluxo de trabalho onde as instituições consigam dar respostas mais rápidas, sem que o beneficiário precise enfrentar tanta burocracia ou demora.

Representando o MP-BA, a promotora Márcia Cancio Santos Villasboas destacou que o diálogo entre as instituições é o único caminho para garantir que as políticas de saúde funcionem na prática. Para ela, a união dos órgãos deve focar diretamente no interesse da população que utiliza o serviço.

Além do Ministério Público, participaram da conversa representantes da Secretaria da Administração (Saeb), do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e da própria diretoria do Planserv. O grupo busca agora alinhar as decisões para evitar decisões judiciais conflitantes e melhorar o atendimento na ponta.

Publicidade

A reunião reforça a necessidade de uma 'escuta qualificada' para entender onde o sistema está falhando. Com essa articulação, espera-se que os problemas de autorização de exames e cirurgias, comuns no cotidiano do servidor, sejam tratados com mais agilidade.

Leia também