Representantes das áreas de saúde do governo estadual e do governo federal estiveram em Paulo Afonso nesta quinta-feira (13). A agenda teve como objetivo acompanhar o ritmo das obras do novo hospital que está sendo erguido no município e definir as próximas etapas do empreendimento.
Fizeram parte da agenda a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana; o secretário da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Mozart Sales; o presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), André Longo; a diretora da SAES, Rosalva Silva; o superintendente da SAIS, Karlos Figueredo; e o coordenador da CEIRF, Átila Pinheiro.
No canteiro de obras, a comitiva conferiu o estágio dos serviços e alinhou as etapas necessárias para a continuidade do empreendimento. A unidade em construção é o Hospital e Maternidade Regional Universitário de Paulo Afonso, que ficará vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e será administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, estão sendo investidos R$ 148,9 milhões por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, do governo do Estado e também da Eletrobras na construção do equipamento. O hospital contará com 165 leitos, sendo 20 de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, além de Centro Cirúrgico e Obstétrico. A conclusão das obras está prevista para março de 2027.
A comitiva ainda passou pelo Hospital Nair Alves de Souza, pela UPA 24h, pela Policlínica Regional e pelo Hospital Regional de Paulo Afonso. Nesses locais, o grupo conheceu a infraestrutura já em funcionamento e levantou pontos que ainda demandam investimento para reforçar o atendimento à população.
A visita técnica reforça o acompanhamento conjunto entre estado e União no projeto, que deve beneficiar moradores de dezenas de municípios da região do Vale do São Francisco quando entrar em funcionamento.







