Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Saúde

MEC corta vagas em faculdades de medicina na Bahia; unidade de Juazeiro está na lista

Instituições em Alagoinhas e Barreiras também foram punidas por baixo desempenho em exame nacional, afetando a entrada de novos alunos.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Saúde
17 de março, 2026 · 19:13 1 min de leitura

A Faculdade Estácio de Juazeiro, cidade vizinha a Paulo Afonso, teve 25% das vagas do curso de medicina cortadas pelo Ministério da Educação (MEC). A decisão foi tomada por causa do baixo desempenho da instituição em um exame nacional que avalia a formação dos futuros médicos.

Publicidade

A medida não afetou apenas Juazeiro. Outras duas faculdades na Bahia receberam a mesma punição: a Faculdade Estácio de Alagoinhas e o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Barreiras. Todas tiveram a entrada de novos alunos reduzida em um quarto.

A lista com as punições foi divulgada pelo MEC nesta terça-feira. As sanções são o resultado direto do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que serve como um termômetro da qualidade do ensino oferecido pelas faculdades.

Além da redução de vagas, as instituições punidas ficam impedidas de fechar novos contratos do FIES, o financiamento estudantil do governo. Elas também sofrem restrições para participar de outros programas federais e não podem solicitar aumento no número de vagas.

Publicidade

No total, 52 cursos de medicina em todo o Brasil foram alvo de alguma medida do MEC. As punições variam de acordo com a gravidade do desempenho. Enquanto as faculdades baianas tiveram corte de 25%, outras instituições pelo país chegaram a ter a entrada de novos alunos totalmente proibida.

Leia também