Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Saúde

Guitarrista Aroldo Macedo busca tratamento raro na Índia contra PSP

O guitarrista Aroldo Macedo, 67, viajou à Índia para tratamento da rara Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP). A doença avança rápido, mas há esperança de melhora.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Saúde
10 de fevereiro, 2026 · 08:06 2 min de leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O guitarrista Aroldo Macedo, de 67 anos, embarcou em uma jornada de esperança: ele está fora do Brasil para um tratamento especializado contra a Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP). A informação foi atualizada nesta segunda-feira (10) pelo músico Armandinho Macedo, seu colega na icônica banda Armandinho, Dodô e Osmar, em entrevista ao Bahia Notícias.

Publicidade

A Paralisia Supranuclear Progressiva é uma doença neurodegenerativa rara e que, no caso de Aroldo, tem avançado de forma muito rápida desde seu diagnóstico, em dezembro do ano passado. Essa condição se caracteriza pela perda gradual de neurônios, impactando seriamente os movimentos e as funções cognitivas do paciente. Armandinho contou que a doença tem “minado as energias” de Aroldo de maneira geral, gerando preocupação entre amigos e familiares.

Armandinho expressou a gravidade da situação, explicando que o guitarrista tem enfraquecido rapidamente, com perdas notáveis na fala e nos movimentos.

"A situação dele é grave, é um problema que está avançando muito, minando as energias dele de um modo geral. Isso é o que mais choca a todos nós. Em tão pouco tempo ele foi enfraquecendo, perdendo a fala e os movimentos,"
desabafou Armandinho durante um ensaio aberto da banda, que aconteceu em Salvador, na Bahia.

A decisão de buscar tratamento fora do país, especificamente na Índia, veio da constatação de que o atendimento local, focado principalmente em fisioterapia, não estava sendo suficiente para conter o avanço da PSP. A família e os amigos de Aroldo depositaram suas esperanças neste novo método, descrito por Armandinho como um tratamento "completamente fora do tradicional", mas que trouxe um sopro de otimismo para todos.

Publicidade

O músico destacou que esta nova fase do tratamento, que deve durar mais de um mês, representa uma chance de reversão para os sintomas que vêm se manifestando.

"Está indo buscar, que é a esperança que nós temos, porque aqui só a fisioterapia não resolve a doença que está avançando a cada dia,"
afirmou Armandinho, reforçando o compromisso de todos com a recuperação de Aroldo.

Esforço coletivo para custear o tratamento

Para ajudar a custear as despesas do tratamento na Índia, a banda Armandinho, Dodô e Osmar tem realizado shows com despesas reduzidas. Armandinho explicou que apresentações em espaços menores, como a realizada nesta segunda-feira, são fundamentais para gerar recursos e garantir a continuidade do suporte ao guitarrista.

"Esse show aqui inclusive em um lugar menor com despesas menores é justamente para buscar esse recurso e economizar no show para manter o tratamento dele,"
revelou.

Mesmo com o desafio da doença, a presença e a energia musical de Aroldo Macedo continuam sendo uma inspiração para seus colegas de banda e fãs. A comunidade musical e admiradores do trabalho do guitarrista acompanham de perto essa batalha, torcendo por boas notícias e pela eficácia do tratamento que busca trazer de volta a vitalidade do artista.

Leia também