Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Saúde

Bahia recebe 44.525 doses da vacina contra bronquiolite

Bahia inicia vacinação gratuita contra bronquiolite com 44.525 doses para gestantes a partir da 28ª semana.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Saúde
03 de dezembro, 2025 · 13:29 1 min de leitura
Vacina que protege gestantes e recém-nascidos da bronquiolite chega à Bahia pelo SUS.
Vacina que protege gestantes e recém-nascidos da bronquiolite chega à Bahia pelo SUS.

A Bahia receberá 44.525 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. O envio acontecerá por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com a divulgação feita pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira, dia 2. As doses chegarão a Salvador na quarta-feira, dia 3, e a vacinação está prevista para começar no dia seguinte nos municípios próximos à capital.

Publicidade

Esta será a primeira vez que o imunizante é oferecido gratuitamente. Na rede privada, a vacina pode custar cerca de R$ 1,5 mil. O público-alvo da campanha de vacinação são grávidas a partir da 28ª semana. A Sesab informou que

“não há restrição de idade para o uso da vacina”
e recomendou uma dose única a cada nova gestação.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR entre janeiro e 22 de novembro deste ano. Na Bahia, foram contabilizados 2.269 casos, dos quais 1.870 ocorreram em crianças menores de dois anos, representando 82,42% do total. Em termos gerais, o VSR é responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças nesta faixa etária no país.

A vacina proporciona proteção imediata contra a infecção. Um cronograma oficial para a vacinação será elaborado e divulgado pela Sesab em breve.

Leia também