Última hora
PMPA - 5736
Política

Republicanos quer vaga no Senado em 2026, afirma Márcio Marinho

O deputado federal Márcio Marinho declarou que o Republicanos não abrirá mão de indicar um nome para o Senado na chapa majoritária de 2026, reforçando a maturidade política do partido na Bahia.

Redação ChicoSabeTudo
19 de janeiro, 2026 · 14:45 2 min de leitura
Foto: Divulgação / Ascom Republicanos Bahia
Foto: Divulgação / Ascom Republicanos Bahia

O cenário político baiano para as eleições de 2026 ganha um novo contorno. O deputado federal Márcio Marinho garantiu nesta segunda-feira (19) que o Republicanos está firme na decisão de indicar um nome para uma das vagas ao Senado, dentro da chapa majoritária. A declaração foi feita em Salvador, na Bahia, durante uma importante reunião da executiva estadual do partido, que aconteceu na sede da legenda, no Centro Empresarial Iguatemi.

Publicidade

Para o parlamentar, que discursou para os membros da executiva, o Republicanos alcançou uma maturidade política e tem uma presença forte em todo o estado, o que o torna apto a buscar um lugar de destaque nas próximas eleições. É um momento de o partido mostrar sua força e ambição.

“É hora de alçarmos voos mais altos. O Republicanos está pronto e apto para indicar uma das vagas ao Senado. Não abriremos mão de construir esse novo projeto com a Bahia”, disse Márcio Marinho, deixando clara a posição da sigla.

Essa não é a primeira vez que Márcio Marinho mostra interesse em uma cadeira no Senado. Ele já havia sinalizado publicamente essa intenção. Em agosto de 2025, em uma conversa com o Bahia Notícias, o deputado comentou que seu nome era frequentemente lembrado para compor a chapa liderada por ACM Neto.

Publicidade

“Sempre serei citado. Tenho seis mandatos, as pessoas me conhecem. Essa possibilidade não está descartada. Meu nome está como sugestão para a chapa de Neto ao Senado”, afirmou na época, reforçando sua credibilidade e reconhecimento político.

Durante o encontro desta segunda-feira, Márcio Marinho também destacou a importância de unir as forças políticas dentro do Republicanos. O objetivo é claro: aumentar o número de representantes do partido tanto na Assembleia Legislativa da Bahia quanto na Câmara dos Deputados. Além disso, ele reafirmou o apoio do Republicanos ao pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto, solidificando a aliança.

Encontro reuniu importantes figuras do Republicanos na Bahia

A reunião contou com a participação de diversas lideranças e filiados do partido, sublinhando a importância do momento e a união em torno dos objetivos traçados. Estiveram presentes:

  • O presidente municipal do Republicanos em Salvador, vereador Luiz Carlos;
  • Os deputados federais Alex Santana e Rogéria Santos;
  • Os deputados estaduais José de Arimateia, Jurailton Santos e Samuel Júnior;
  • Vereadores como Júlio Santos, Kell Torres, Ireuda Silva e Edilson Ferreira;
  • Outras lideranças e filiados, incluindo Marcelo Nilo, Talita Oliveira e Francisco Edes.
Publicidade

A mobilização de tantos nomes expressivos do partido demonstra o peso da decisão de buscar uma vaga no Senado e a coesão em torno da estratégia para as próximas eleições.

Leia também