O deputado federal Raimundo Costa, conhecido como Raimundo da Pesca e uma das vozes mais fortes do Podemos na Bahia, confirmou que o partido continuará ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. Essa garantia chega para esclarecer o cenário político da sigla no estado, especialmente após as recentes movimentações.
Em uma entrevista nesta quarta-feira (4), Raimundo Costa detalhou a organização interna da legenda, que há pouco tempo anunciou uma importante unificação de forças com o vice-prefeito de Ilhéus, na Bahia, Bebeto Galvão (PSB), e o ex-prefeito de Serrinha, na Bahia, Adriano Lima (PP). Essa aliança trouxe um novo fôlego ao Podemos na Bahia, fortalecendo sua capilaridade em diversas regiões do estado.
Compromisso Forte com a Base Petista
Raimundo Costa foi categórico ao afirmar que, enquanto ele e Heber Santana, presidente do Podemos na Bahia, estiverem à frente da legenda, o compromisso com a base petista será mantido.
Aqui, enquanto eu e Heber estivermos, é com o governo Jerônimo e o presidente Lula. É meu compromisso. Estou falando de mim e do partido aqui. Eu tenho compromisso com Jerônimo e o presidente Lula,
ressaltou o deputado, dissipando qualquer dúvida sobre a lealdade do partido na Bahia.
Essa declaração vem em um momento estratégico, após questionamentos sobre os rumos políticos da sigla no estado, principalmente depois do acordo com as lideranças do interior. O parlamentar destacou que as conversas para as candidaturas à Câmara dos Deputados foram pensadas para dar mais força à chapa proporcional do Podemos.
Encontro Decisivo com Renata Abreu
Para alinhar as próximas estratégias e solidificar a aliança com Jerônimo e Lula, Raimundo Costa planeja se reunir com a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu. O encontro acontecerá depois do período de Carnaval, conforme explicou o próprio legislador baiano.
Irei conversar com Renata após o recesso branco,
disse ele, reforçando a importância dessa conversa para o futuro político da legenda.
O deputado também expressou seu conforto em permanecer no Podemos, um partido que, segundo ele, se mantém equidistante dos extremos e respeita a diversidade de posições de seus filiados.
Estou no Podemos desde 2022 e construímos uma história positiva, presidi em 2023 e meu desejo é dar continuidade. É um partido que entende várias causas, não vai para o extremo. Respeita o posicionamento dos filiados. Gosta de qualificar o quadro, me identifico muito,
explicou.
Fortalecendo a Chapa Proporcional
A aliança recente com Adriano Lima e Bebeto Galvão é vista como um passo fundamental para fortalecer o Podemos. Raimundo Costa enfatizou o esforço em convidar nomes que qualifiquem a chapa.
O que puder fazer, para podermos disputar pelo Podemos em 2026, farei de tudo. Tenho convidado as peças, sentamos com Adriano, tem lá no Sisal seu trabalho. Bebeto também, na parte sindical. Dá para discutir a política global, mais de estado. Queremos isso, buscar pessoas para incorporar. Mostrei e ouvimos os projetos e estamos na luta de formar essa chapa. Fizemos uma chapa de estarmos juntos, avançado nessa,
detalhou.
O pacto político-partidário, formalizado na terça-feira (3), prevê que o trio – Raimundo Costa, Adriano Lima e Bebeto Galvão – atuará de forma integrada nas decisões sobre filiações partidárias e coordenação política. Essa união estratégica agrega bases em diferentes pontos da Bahia: Raimundo Costa tem forte atuação entre pescadores e comunidades ribeirinhas, principalmente no Baixo-Sul; Adriano Lima, médico e ex-prefeito por dois mandatos, é uma liderança consolidada no território do Sisal; e Bebeto Galvão traz sua experiência na defesa dos trabalhadores, com representatividade no sul da Bahia.







