Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Preto Zezé: Segurança Pública E Favelas No Centro Do Debate Eleitoral

Preto Zezé, presidente da CUFA, destaca segurança pública e a inclusão econômica das favelas como temas cruciais para o debate eleitoral, buscando novas soluções.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
17 de fevereiro, 2026 · 00:29 2 min de leitura
Foto: Eduarda Pinto / Bahia Notícias
Foto: Eduarda Pinto / Bahia Notícias

Em pleno Carnaval, o presidente global da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, aproveitou a segunda-feira (16) para colocar em pauta os temas mais importantes para este ano de eleições. Para ele, dois assuntos devem dominar as discussões: a segurança pública e a inclusão das milhões de pessoas que vivem nas periferias do Brasil.

Publicidade

Segundo Preto Zezé, a segurança pública é um desafio enorme que já aparece em todas as pesquisas de opinião. Ele acredita que os governantes precisam urgentemente de novas ideias e estratégias, porque o que tem sido feito até agora não mostra melhoria para a população. É preciso inovar para enfrentar o problema de frente.

“Eu acho que tem uma coisa que já está em todas as pesquisas, que é a segurança pública. Esse é um super desafio, principalmente porque os governos vão ser forçados a renovar o repertório, porque o que está se fazendo hoje mostra que a percepção das pessoas não consegue enxergar uma melhora”, afirmou.

Além da segurança, o líder da CUFA destacou o potencial econômico das favelas. Ele explicou que essas comunidades, que movimentam cerca de R$ 300 bilhões, são um celeiro de empreendedorismo e podem oferecer soluções inovadoras para o país. Preto Zezé vê o empreendedorismo, a distribuição de renda e a inclusão produtiva como chaves para políticas públicas modernas e eficazes, que realmente conversem com a realidade brasileira.

Publicidade

“O empreendedorismo, a divisão de renda e a inclusão da população de favela são pistas para políticas públicas atuais, conectadas com o momento brasileiro, e que podem dar respostas importantes para os nossos desafios”, pontuou.

CUFA Quer Revolução Econômica Nas Favelas

A Central Única das Favelas, que já atua em 5 mil favelas no Brasil e em mais de 72 países, tem um objetivo claro: colocar as favelas no coração do debate econômico do país. Preto Zezé visualiza uma “revolução por vias econômicas”, que inclui desde o acesso facilitado a crédito até uma presença de melhor qualidade do Estado nesses territórios. Ele defende que é fundamental integrar as políticas públicas e criar uma forte conexão entre a sociedade, o governo e o setor privado.

“Hoje estamos consolidados em 5 mil favelas no Brasil e em mais de 72 países. Queremos uma revolução por vias econômicas: acesso a crédito, democratização do Estado, presença de qualidade nos territórios, integração de políticas públicas e conexão entre sociedade, poder público e setor privado. Já existem iniciativas que dão certo e podem ser reunidas em um grande cardápio de soluções”, concluiu.

Para Preto Zezé, muitas das iniciativas que já funcionam bem dentro das favelas podem ser ampliadas e servir de modelo para todo o Brasil. Ele sugere que, ao invés de buscar soluções complicadas, o país deveria olhar para o que já dá certo nas comunidades e transformar essas ideias em um grande catálogo de alternativas para os desafios nacionais.

Leia também