Última hora
Publicidade
PMPA - 6175
Política

Nove anos de terror: homem é capturado no sul da Bahia por quase matar ex-companheira

Suspeito de 35 anos tinha antecedentes criminais em SP e submeteu a vítima a socos, sufocamento, queimaduras e ameaças de morte durante quase uma década de convivência.

Redação ChicoSabeTudo
30 de julho, 2026 · 06:42 2 min de leitura
Viatura da Polícia Civil da Bahia durante operação de cumprimento de mandado de prisão
Viatura da Polícia Civil da Bahia durante operação de cumprimento de mandado de prisão

Um homem de 35 anos foi preso na quarta-feira (29) em Ubaitaba, município do sul da Bahia, após a Polícia Civil cumprir um mandado de prisão preventiva por tentativa de feminicídio e lesão corporal no contexto de violência doméstica. A vítima, uma mulher de 29 anos, é sua ex-companheira.

Publicidade

De acordo com as investigações, o relacionamento abusivo durou cerca de nove anos. O ex-casal tem um filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi exposta a diversos tipos de agressões físicas, como socos, queimaduras e esganadura, além de ameaças de morte e agressões patrimoniais. As investigações também apontaram episódios de sufocamento e atendimentos médicos decorrentes das agressões, conforme informações divulgadas pela Ascom da PCBA.

Com base nas provas levantadas durante a investigação, a Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito e concedeu medidas protetivas de urgência. Entre as decisões está o afastamento do agressor da residência e o retorno da ex-companheira e do filho do casal ao imóvel.

Publicidade

O preso possui antecedentes criminais no estado de São Paulo, onde foi condenado por roubo majorado com uso de arma de fogo, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil da Bahia. Após a captura, ele foi encaminhado à unidade policial e permanece à disposição da Justiça.

O caso se insere em um cenário preocupante no estado. Entre 2017 e 2025, a Bahia registrou 891 feminicídios — em 2025 foram 102 casos, média de uma morte a cada quatro dias. O parceiro íntimo foi o autor em nove de cada dez feminicídios, e 85% dos crimes ocorreram dentro do domicílio da vítima.

O cenário nacional também é grave: os feminicídios subiram 4% em 2025, mesmo com queda geral nas mortes violentas intencionais no país.

Publicidade

Mulheres que sofrem ou presenciam violência doméstica podem ligar para o Ligue 180, serviço gratuito da Central de Atendimento à Mulher, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Em caso de emergência, o número é o 190.

Publicidade

Leia também