A presidente do México, Claudia Sheinbaum, informou nesta segunda-feira (12) sobre um diálogo telefônico que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa, segundo ela, foi “muito produtiva” e aconteceu em um período de certa tensão diplomática entre os dois países. O ponto principal do papo foi a segurança pública, tema abordado, conforme Sheinbaum, “com respeito à soberania nacional”.
Um dos momentos mais importantes do diálogo foi o descarte completo, por parte de Trump, de qualquer tipo de intervenção militar ou ilegal dos Estados Unidos em território mexicano. Essa garantia chega após declarações anteriores do presidente norte-americano, que cogitou ações terrestres contra supostos cartéis de drogas no México, criando um ambiente de preocupação e incerteza.
A postura firme do México, defendida por Sheinbaum, é de não ceder em relação à sua soberania. Em uma coletiva de imprensa no Palácio Nacional, a presidente deixou claro seu posicionamento.
“O povo do México precisa saber, primeiro, que seu presidente jamais negociará soberania ou integridade territorial. Jamais. Segundo, que buscamos coordenação sem subordinação, como iguais. E terceiro, que isso é permanente”, afirmou a mandatária.
Desde o início de seu governo, a presidente mexicana tem ressaltado o princípio do respeito mútuo como base para a cooperação bilateral. Para ela, a colaboração entre as nações só traz bons frutos quando há essa premissa. “A colaboração e a cooperação em um contexto de respeito mútuo sempre produzem resultados”, publicou Sheinbaum em suas redes sociais, reforçando a importância do entendimento mútuo para a relação entre os países vizinhos.
Antes mesmo da ligação, Sheinbaum já havia se posicionado publicamente contra a ideia de qualquer ataque dos EUA ao México. Depois da conversa, ela fez questão de destacar que o contato foi bastante cordial, aliviando o clima de apreensão que pairava no ar.
A tensão havia escalado na última quinta-feira (8), quando Donald Trump declarou que “os cartéis estão comandando o México”, um discurso que ecoa acusações feitas anteriormente contra a Venezuela, onde ele acusou o presidente Nicolás Maduro de liderar o Cartel de Los Soles – uma acusação da qual o governo norte-americano, posteriormente, recuou.
Paralelamente à conversa entre os presidentes, o ministro das Relações Exteriores do México, Juan Ramón de la Fuente, também esteve em contato com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. O foco desse diálogo foi o acompanhamento do Programa de Cooperação em Segurança de Fronteiras, mostrando que a diplomacia está trabalhando em várias frentes para manter a estabilidade e a segurança na região.







