O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, mandou o recado direto: a máquina pública do Brasil se tornou "arcaica". A declaração foi dada nesta terça-feira (17) durante um encontro com empresários, onde defendeu a urgência de uma reforma administrativa no país.
Segundo Motta, o objetivo principal da reforma não é perseguir servidores, mas sim modernizar o Estado. A ideia é fazer com que os serviços públicos funcionem de forma mais eficiente e com menos gastos, melhorando o atendimento ao cidadão comum.
O deputado aproveitou o momento em que a população cobra o fim dos chamados supersalários para ampliar o debate. Para ele, o problema dos salários acima do teto é apenas a ponta de um problema muito maior, que é a estrutura ultrapassada do governo.
"Essa discussão passa por esse tema que está em voga, que são os salários acima do teto, mas o problema não está apenas aí", afirmou Motta, reforçando a necessidade de uma mudança mais profunda para que o governo preste um serviço de melhor qualidade.
Apesar da defesa do presidente da Câmara, as propostas de reforma administrativa que ele apoia ainda enfrentam forte resistência no Congresso. Os projetos sequer começaram a ser analisados pelas comissões responsáveis, mostrando que o caminho para a aprovação não será fácil.
No entanto, uma parte dos parlamentares acredita que decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) podem criar uma oportunidade para que a discussão sobre a reforma finalmente avance na Câmara e no Senado.







