Última hora
PMPA - 5736
Política

Licitação de obras no porto de Ilhéus com prazo até 4 de fevereiro

Codeba inicia licitação para modernização do porto de Ilhéus, com propostas até 4 de fevereiro visando melhorias operacionais.

Redação ChicoSabeTudo
04 de dezembro, 2025 · 00:11 1 min de leitura
Foto: Dvulgação / Codeba
Foto: Dvulgação / Codeba

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) anunciou a abertura de um processo licitatório para a contratação de uma empresa que será responsável por obras estruturais no porto de Ilhéus, localizado no Litoral Sul. Os interessados têm até o dia 4 de fevereiro do próximo ano para apresentarem suas propostas.

Publicidade

De acordo com as informações divulgadas pela Codeba, as intervenções no porto de Ilhéus visam reforçar a infraestrutura local e incluem a estabilização e preenchimento da base estrutural do cais, recuperação do enrocamento de contenção do aterro hidráulico e readequação da pavimentação e do sistema de drenagem da área portuária. Essas medidas têm o objetivo de proporcionar mais segurança, durabilidade e eficiência operacional ao terminal.

O valor do contrato, que ainda não foi divulgado, será avaliado com base em critérios técnicos e de preço. Esse modelo de licitação exigirá que os concorrentes apresentem propostas detalhadas, contemplando tanto a capacidade técnica quanto estimativas de custo.

Além do porto de Ilhéus, a Codeba também gerencia os portos de Salvador e Aratu-Candeias. Em julho, o governo da Bahia contratou, sem licitação, um plano de gestão ambiental para o porto de Ilhéus, no valor de R$ 731,8 mil, com duração de seis meses. A discussão sobre a concessão parcial dos portos administrados pela Codeba está em pauta.

Publicidade

Desde sua inauguração na década de 1970, o Porto de Ilhéus, também conhecido como Porto do Malhado, enfrenta desafios de capacidade para escoar a produção, especialmente em função da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Um projeto complementar, o Porto Sul, foi anunciado para aumentar a capacidade de transporte de cargas como minério, grãos e fertilizantes, embora as obras do terminal até o momento se restrinjam a acessos, canteiros e uma ponte sobre o Rio Almada.

Leia também