A Prefeitura de Paulo Afonso oficializou, na edição desta segunda-feira, 2 de fevereiro, a nomeação do sociólogo José Renato Melo da Silva para o cargo de Secretário Municipal de Planejamento Estratégico (Seplane). O decreto, assinado pelo prefeito Mário Galinho, formaliza a composição de uma das pastas centrais da administração municipal.
A publicação do ato confirma a antecipação feita pelo gestor municipal ainda no encerramento de 2025. Em entrevista concedida à rádio Angiquinho no dia 31 de dezembro, Galinho já havia indicado que a Seplane ficaria sob a responsabilidade de José Renato, destacando a escolha técnica para o setor.
De acordo com o documento oficial, a nomeação para o cargo de provimento em comissão tem efeito imediato, validando a atuação do novo secretário a partir da data de publicação.
Perfil técnico e trajetória
Sociólogo de formação, o novo titular da Seplane possui um histórico de atuação em diferentes esferas do executivo, tanto em Paulo Afonso quanto em outras cidades do Nordeste.
Em Paulo Afonso, José Renato já ocupou posições de destaque durante a gestão do ex-prefeito Zé Ivaldo, exercendo as funções de:
Secretário Municipal de Planejamento;
Secretário Municipal de Educação;
Diretor de Cultura.
Experiência regional
Além do conhecimento da realidade local, o currículo do novo secretário inclui passagens por administrações municipais em outros territórios. José Renato integrou equipes de governo nas cidades baianas de Simões Filho e Lençóis, além de ter atuado em Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas.








