Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Jaques Wagner nega disputa com Rui Costa e diz que poderia ter barrado nomeação na Casa Civil

Wagner descartou rivalidade com Rui Costa e revelou que Lula o consultou antes de indicar o ex-ministro.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
06 de abril, 2026 · 14:30 2 min de leitura
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Jaques Wagner (PT) negou que exista qualquer tipo de disputa com o ex-ministro da Casa Civil Rui Costa (PT). A declaração foi dada em entrevista ao programa Giro Baiana, na rádio Baiana (89,3 FM), na manhã desta segunda-feira (6).

Publicidade

Os dois políticos petistas divergiram recentemente sobre a escolha do pré-candidato a vice-governador na chapa do partido. Wagner defendia a permanência de Geraldo Júnior (MDB) no posto, enquanto Rui Costa resistia ao nome do emedebista. A resistência de Rui teve origem no fato de Geraldo Júnior ter compartilhado uma postagem contrária a ele. O vice-governador, por sua vez, justificou a publicação como um "equívoco tecnológico", alegando que pretendia enviar a informação para o filho, o deputado estadual Matheus Ferreira (MDB).

Durante a entrevista, Wagner destacou que mantém uma amizade com Rui Costa que se estende por 35 a 40 anos. O senador reconheceu a competência do ex-ministro e comentou sobre as diferenças de temperamento entre os dois. "Tem muita competência, tem um temperamento mais duro do que o meu, cada um tem seu jeito", afirmou.

O ex-líder do governo no Senado foi além e usou como argumento a própria relação que tem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reforçar a inexistência de rivalidade. Segundo Wagner, se houvesse de fato uma disputa, ele teria tido a oportunidade de impedir a nomeação de Rui Costa para a Casa Civil.

Publicidade

"Quando ele [Lula] estava no intervalo entre a eleição e a posse agora nesse terceiro mandato, ele falou ‘o que você acha? Estou querendo colocar Rui na Casa Civil’. Se eu tivesse disputa com Rui, eu podia ter dito pela relação que eu tenho, e até então Rui não tinha essa relação toda com o presidente, por que não tinha sido ainda ministro chefe da Casa Civil, tinha relação como governador, eu poderia ter dito: 'não, prefiro que seja eu’”, disse.

Leia também