Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Fabya Reis defende força da Mudança do Garcia em ano eleitoral

A secretária Fabya Reis rechaçou a ideia de que a Mudança do Garcia perdeu força, destacando a efervescência política e social do bloco de Carnaval em Salvador, na Bahia.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
16 de fevereiro, 2026 · 15:57 3 min de leitura
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias

Em meio à tradicional folia do Carnaval de Salvador, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), Fabya Reis, concedeu uma entrevista exclusiva ao Bahia Notícias durante a Mudança do Garcia, que aconteceu na última segunda-feira (16) de Carnaval, em Salvador, na Bahia.

Publicidade

A gestora aproveitou a ocasião para responder às avaliações que sugerem uma possível perda de força do famoso bloco. Fabya Reis fez questão de deixar claro seu ponto de vista, garantindo que o evento está mais vigoroso do que nunca, especialmente em um ano eleitoral.

Mudança do Garcia: Força e Diversidade em Destaque

"Não perdeu força. Olha esse percurso aqui", afirmou Fabya Reis, descrevendo a grandiosidade do desfile. "A gente tem mais de três horas até aqui, caminhando também com o nosso bloquinho da proteção social, e ao longo do percurso vem um conjunto de manifestações em defesa da nossa democracia."

A secretária destacou a presença ativa de diversas categorias, que aproveitam o espaço para apresentar suas reivindicações. "As categorias apresentam as suas pautas: tem a categoria dos vigilantes, dos professores, das enfermeiras, enfim", exemplificou, sublinhando a natureza plural e engajada do bloco.

Publicidade

Para Fabya Reis, o contexto de ano eleitoral amplifica ainda mais o debate político dentro do cortejo. A Mudança do Garcia se transforma em um palco vibrante onde pré-candidatos e pré-candidatas podem apresentar suas ideias e plataformas, ao lado de mensagens importantes do Governo da Bahia.

"Temos aqui também um ano eleitoral. Então, nesse ambiente diverso, em que os candidatos e candidatas apresentam também as suas plataformas — os pré-candidatos e as pré-candidatas —, há mensagens do Governo da Bahia com suas campanhas contra o racismo e pela vida das mulheres. Eu avalio que este ano, pelo contrário, está muito forte e cada vez mais defendendo esse espaço, que é o espaço da diversidade e dos movimentos sociais."

Ela enfatizou que essa pauta de diversidade e apoio aos movimentos sociais não é exclusiva, mas sim compartilhada em diferentes níveis de governo.

"Essa é uma pauta do governo federal, do nosso presidente Lula, mas também do nosso governador Jerônimo, sobretudo de todas as instituições", completou a secretária.

Carnaval com Foco Social e Combate à Violência de Gênero

Além da efervescência política, Fabya Reis também ressaltou o forte engajamento social do Carnaval baiano, especialmente no combate à violência contra as mulheres. Ela observou a presença marcante de campanhas de enfrentamento à violência de gênero em quase todos os blocos.

Segundo a secretária, essa iniciativa é fundamental em um período de grande aglomeração e celebração.

"Vimos, em quase todos os blocos, essa agenda em defesa da vida das mulheres, pelo fim do feminicídio, trazendo a mensagem de que, no carnaval — que tem grandes atrações e grandes públicos, e é marcado pela presença da segurança pública e da saúde —, a Bahia é hoje vanguarda no Brasil nessa experiência de serviços integrados de direitos humanos e de proteção social."

A secretária finalizou a entrevista reforçando o papel da Bahia como referência nacional na oferta de serviços integrados, garantindo não apenas a diversão, mas também a proteção e a defesa dos direitos humanos durante a maior festa popular do planeta.

Leia também