Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Daniel Almeida projeta crescimento do PCdoB na Bahia e no Congresso

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) projeta um aumento significativo da bancada de seu partido no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa da Bahia para as eleições de 2026.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
06 de fevereiro, 2026 · 11:49 3 min de leitura
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias

O deputado federal Daniel Almeida, uma das vozes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Congresso, compartilhou nesta sexta-feira (06) a ambição de sua sigla para as eleições de 2026. Ele projeta um crescimento expressivo do número de representantes do partido, tanto na Câmara dos Deputados em Brasília quanto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Publicidade

A declaração foi feita em Salvador, na Bahia, durante um evento de entrega de ambulâncias do SAMU, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em conversa com a imprensa, Almeida detalhou os planos para fortalecer a presença do PCdoB no cenário político nacional e estadual.

PCdoB de olho em mais cadeiras no Congresso Nacional

No âmbito federal, o PCdoB mira em um aumento significativo de sua bancada. A meta do partido é passar dos atuais nove deputados federais para 15 parlamentares em todo o Brasil. Esse crescimento representaria um ganho de seis cadeiras, ampliando a voz da legenda nas discussões e votações no Congresso.

"Nosso projeto leva em conta a eleição do presidente Lula, a eleição do governador e eleger uma bancada maior do que a que tem hoje", explicou Daniel Almeida. "Nós temos nove deputados federais, nós queremos apostar em um cenário de 15 deputados federais no Brasil."

Bahia: Crescimento planejado para a Câmara Federal e AL-BA

Publicidade

Especificamente na Bahia, o PCdoB espera ver sua representação federal ir de dois para três deputados. Daniel Almeida já se coloca para a reeleição, assim como a deputada Alice Portugal. A novidade é a deputada estadual Olívia Santana, que também deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.

"Aqui na Bahia, a nossa contribuição é sair de dois para três deputados federais. Eu e a Alice para a reeleição e a deputada Olívia Santana também vai para a deputada federal. Nós achamos que temos um desafio gigantesco de cumprir esse objetivo, vamos trabalhar nessa direção", afirmou o parlamentar.

Além disso, o partido trabalha para manter e, se possível, ampliar sua bancada na Assembleia Legislativa da Bahia. Atualmente, o PCdoB conta com quatro deputados estaduais. Com a possível ida de Olívia Santana para a disputa federal, três deputados estaduais buscarão a reeleição. A expectativa é eleger um quarto ou até mesmo um quinto deputado estadual, dependendo do reconhecimento do esforço político do partido dentro da base governista.

Daniel Almeida ressaltou que essas metas dependem do reconhecimento e apoio do grupo político ao qual o PCdoB está alinhado na Bahia. "Nós temos dialogado com o governador, com o grupo político, esperando e cobrando até que o projeto político que nós participamos na Bahia, que contribuímos desde sempre, reconheça esse esforço, essa participação do PCdoB e a necessidade dessa ampliação", pontuou.

Suplências e chapa majoritária

Sobre a participação nas chapas majoritárias, o deputado federal esclareceu que o PCdoB não pretende disputar os cargos de governador, senador e vice-governador. Contudo, o partido está atento às vagas de suplência, buscando ampliar sua representação também nesse campo. Atualmente, o PCdoB tem um suplente ligado ao senador Angelo Coronel e vê a discussão sobre essa ampliação como necessária.

O PCdoB se prepara para um período intenso de articulações e campanhas, com o objetivo claro de fortalecer sua atuação no cenário político brasileiro e baiano, buscando mais espaço para suas propostas e ideologias nas próximas eleições.

Leia também