Com o objetivo de criar estratégias para combater a violência letal contra as mulheres, a Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira (26), às 14h, uma audiência pública focada no enfrentamento ao feminicídio. O debate surge em um momento crítico, após dados revelarem que mais de mil mulheres perderam a vida no Brasil em 2025 devido ao gênero.
O encontro é uma iniciativa da Ouvidoria da Câmara em parceria com a deputada federal Alice Portugal e a vereadora Aladilce Souza. A ideia é tirar do papel compromissos coletivos que possam proteger as cidadãs, unindo forças com a agenda nacional do governo federal e movimentos sociais de defesa dos direitos femininos.
Um dos destaques da programação será a apresentação de um estudo detalhado sobre o fenômeno do feminicídio. A pesquisa será conduzida pela professora Greice Menezes, médica e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, que trará dados técnicos para embasar as discussões políticas e sociais.
A gravidade da situação é reforçada pelos números do último ano: a Bahia registrou 108 mortes de mulheres causadas por atuais ou ex-companheiros. Desse total, 11 casos ocorreram na capital, Salvador. O cenário foi classificado pela organização do evento como inadmissível e exige respostas rápidas do poder público.
Além de parlamentares, a audiência contará com representantes do Ministério das Mulheres, instituições do sistema de Justiça, secretarias municipais e redes de atendimento. Movimentos como o Levante Feminista contra o Feminicídio também estarão presentes para cobrar ações efetivas.
A participação da comunidade é fundamental para que as demandas das ruas cheguem aos ouvidos das autoridades. O evento busca transformar a indignação em políticas públicas que garantam a segurança e a vida das mulheres em todo o estado.







