Publicidade
PI 6308
Política

Ato de Renan Santos tem confronto e detenção em Salvador hoje

Apoiador foi detido pela PM após confronto com grupo bolsonarista em frente à Reitoria da UFBA

Redação ChicoSabeTudo
28 de setembro, 2026 · 06:05 2 min de leitura

Um ato político do candidato à Presidência da República Renan Santos, do partido Missão, terminou em confusão neste domingo (27), em Salvador. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) prendeu um apoiador do candidato após um confronto registrado em vídeo por moradores e pela imprensa local.

O caso aconteceu em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela. A concentração estava marcada para as 16h e reuniu milhares de pessoas, segundo o Brado Jornal. O evento foi apontado como a última agenda de Renan Santos no Nordeste antes das eleições, com discursos do candidato e de outros nomes do partido na Bahia.

Publicidade

Durante o ato, um influenciador bolsonarista foi ao local para gravar imagens da manifestação, segundo o Bahia Notícias. A situação evoluiu para um confronto físico com apoiadores de Renan Santos. Informações preliminares indicam que o influenciador teria sido agredido com socos e pontapés, mas o Diário Carioca aponta que testemunhas deram versões diferentes sobre o início da briga e que as imagens divulgadas não permitem, isoladamente, definir quem começou o confronto.

A PM interveio para separar os envolvidos e conduziu um dos participantes, de acordo com o Diário Carioca. A identidade do preso não foi divulgada até o momento. Não há informações oficiais sobre ferimentos ou sobre a situação do detido após a condução policial. O caso segue sendo apurado.

Segundo relatos publicados pelo Diário Carioca, um dos entrevistados afirmou que integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) estariam provocando apoiadores bolsonaristas antes do confronto. Outro relato, também citado pelo veículo, diz que um homem vestido de preto teria avançado contra um integrante do grupo bolsonarista, dando início às agressões. As versões não foram confirmadas de forma independente.

Após o episódio, Renan Santos criticou a atuação da Polícia Militar da Bahia. Segundo o Brado Jornal, o candidato também dirigiu críticas ao governador Jerônimo Rodrigues. De acordo com o Diário Carioca, Renan Santos afirmou que a corporação estaria protegendo os apoiadores bolsonaristas envolvidos na confusão.

Até a publicação desta matéria, nenhum órgão oficial — como a PM-BA, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a Polícia Civil ou a UFBA — havia divulgado nota sobre o caso.

Publicidade

Leia também