A Polícia Federal deflagrou na manhã de quarta-feira, 19 de outubro, uma operação contra uma organização criminosa transnacional envolvida em crimes financeiros e imigração ilegal. As investigações tiveram início em Porto Seguro, na Bahia, onde três dos suspeitos residiam.
Estima-se que o grupo tenha movimentado aproximadamente R$ 9 milhões, provenientes de atividades ilícitas ligadas à entrada irregular de estrangeiros no Brasil e ao tráfico de drogas. A operação foi nomeada Venezuela em razão da nacionalidade venezuelana de um dos líderes da organização, que seria responsável por atividades de lavagem de dinheiro por meio de uma casa de câmbio em Boa Vista, em Roraima.
De acordo com a PF, o esquema operava com “laranjas”, que ofereciam contas bancárias para ocultar a origem dos recursos e proteger a identidade dos beneficiários reais. As contas eram utilizadas para dificultar o rastreamento dos valores, favorecendo a movimentação de grandes quantias de dinheiro de origem suspeita.
A ação policial cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, autorizados pela Vara Especializada em Lavagem de Capitais da Justiça Federal em Salvador. As operações se concentraram nas cidades de Boa Vista e Curitiba, onde os alvos mantêm suas atividades comerciais.
Os implicados na operação poderão ser processados por organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal seguirá com as investigações para desmantelar completamente a estrutura criminosa.







