Connect with us

Cenário Político

Datafolha: Lula é o preferido entre eleitores com ensino superior; confira dados

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

A  liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas tem sido turbinada pela mudança de posicionamento de um eleitorado que estava mais distante há quatro anos: os brasileiros com ensino superior completo e incompleto, ou seja, que chegaram à universidade.

O petista conta hoje com a preferência de 53% desse segmento, de acordo com o Datafolha, patamar bem superior aos 37% que ele tinha em 2018. Os números levam em consideração um eventual segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que marca 36% hoje neste recorte, contra 42% há quatro anos.

O GLOBO comparou os resultados de dois levantamentos feitos pelo instituto. O primeiro é de agosto de 2018, o último com a participação do petista antes de sua candidatura ser impugnada. O mais recente é de maio deste ano, divulgado na semana passada. Na pesquisa realizada quatro anos atrás, Lula estava preso em Curitiba.

Recuo no antipetismo

Os dados também mostram um arrefecimento do antipetismo entre eleitores mais escolarizados, o que foi considerado determinante para a vitória de Bolsonaro em 2018.

“O grupo com escolaridade mais alta é composto, em grande media, pela classe média, que em 2018 tinha no antipetismo o fator principal na hora do voto, tanto que terminou apostando no Bolsonaro. Agora, está se distanciando”, afirma Mauro Paulino, comentarista da GloboNews e ex-diretor do Datafolha.

iG*

Mais Lidas