Connect with us

Cenário Político

Eleições 2022: Bolsonaro e Lula resistem a debates e Ciro diz que estão combinando: “falta de caráter”

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Os dois pré-candidatos a Presidência que lideram as pesquisas de opinião, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), já deixaram claras estratégias distintas para os encontros de debates.

Bolsonaro disse que, caso avance na disputa, participará de debates no segundo turno . Em entrevista ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, em seu programa de rádio e televisão veiculado ontem, Bolsonaro alegou que seria alvo de “pancada” dos adversários, sem ter tempo para responder.

“No segundo turno eu vou participar. No primeiro turno, a gente pensa, porque se eu for, os dez candidatos vão querer dar pancada em mim e eu não vou ter tempo para responder. Eu acho que o debate deveria ser perguntas pré-acertadas antes para não baixar o nível”, disse Bolsonaro ao apresentador.

Já Lula deve participar de debates no primeiro turno, mas trabalha para que ocorra uma redução do número de encontros. A pré-campanha do petista informou que estuda apresentar uma proposta de realização de três debates no primeiro turno, em forma de pool, quando diferentes emissoras usam o mesmo sinal para transmissão.

Integrantes da campanha dizem que o petista irá aos encontros se o formato de pool for aceito. Não há uma definição de qual será a postura de Lula caso não haja acordo para a redução do número de encontros.

O pré-candidato do PT deve propor a realização de outros dois debates, também em formato de pool, no segundo turno. Em 2006, quando disputava a reeleição e liderava as pesquisas com chance de vitória no primeiro turno, Lula não participou dos debates na etapa inicial da eleição.

A última pesquisa do Datafolha apontou que Lula segue na liderança da corrida pela Presidência, com o Bolsonaro na segunda colocação.

Ciro critica

Terceiro colocado no Datafolha com 7%, Ciro Gomes (PDT) reagiu contra as estratégias de Lula e Bolsonaro . Ao GLOBO, o pré-candidato afirma que há uma “combinação”:

“Bolsonaro e Lula estão combinando de não participar de debates, demonstrando o desprezo que eles têm para a confrontação de ideias. Não aceitar participar de debates é um crime contra a própria democracia. Que ambos não têm projetos para o Brasil, está claro, mas o medo do debate é a mais clara demonstração de falta de caráter.”

Ciro atacou Lula por já ter criticado a ausência de Bolsonaro em debates de 2018:

“Mais que Bolsonaro, a postura de Lula, que ainda não confirmou de forma clara participação em nenhum debate, é a mais mesquinha, uma vez que criticou a ausência de Bolsonaro em debates em 2018.”

Mais Lidas