Connect with us

Cenário Político

PT aprova indicação de Geraldo Alckmin para ser vice de Lula

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Em reunião do diretório nacional do PT realizada nesta quarta-feira (13), a executiva do partido aprovou o nome de Geraldo Alckmin (PSB) como pré-candidato à vice-Presidência da República na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-governador paulista havia sido indicado pelo PSB na última sexta-feira (8).

Mais de 90 membros do diretório nacional petista estiveram presentes na sessão virtual a portas fechadas e avaliaram a carta de indicação assinada pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. O nome de Alckmin foi aprovado por 68 a 14 entre os petistas. Lula não participou porque retornava de Brasília a São Paulo.

Prevista inicialmente para o fim de abril, a cerimônia de lançamento da chapa Lula-Alckmin à Presidência da República foi adiada para 7 de maio.

Mais cedo, no mesmo encontro, a cúpula da legenda aprovou a formação de uma federação com o PCdoB e o PV. Dessa forma, os partidos irão atuar de forma unificada e permanente durante as eleições e no exercício da legislatura.

Na ocasião da oferta de seu nome para o PT, Alckmin declarou que desejada “somar esforços para a reconstrução do nosso país”, e afirmou que o governo Bolsonaro “atenta contra a democracia e as instituições.

Além da confirmação da federação e da chapa Lula-Alckmin, o PT também apoiou a proposta de uma coligação nacional com o PSB. Os partidos trabalhavam inicialmente com a ideia de formar uma federação, mas as negociações não avançaram.

Na resolução que aprovou o nome do ex-governador paulista, o PT afirma que “a candidatura de Lula que tem reais possibilidades de aglutinar a maioria da sociedade” e que a política de alianças e táticas eleitorais do partido “apontam para a ampliação política necessária para derrotar Bolsonaro, num processo eleitoral que já se revela o mais duro desde a redemocratização do país”.

Além de consolidar a unidade do campo popular, o PT deve buscar ampliar o apoio a Lula em outros setores políticos e sociais do campo democrático. A coligação nacional com o PSB […] será importante passo na direção almejada”, diz o documento.

A chapa Lula-Alckmin deverá ser formalmente oficializada nos dias 4 e 5 de junho, quando o PT fará seu Encontro Nacional.

Mais Lidas